Cultura

Com aproximação do Ano Novo Chinês, crescem vendas de itens com dragão

Ano Novo Chinês Dragão
Fonte da imagem: Xu Suhui/ Xinhua

Produtos com elementos de dragão estão sendo vendidos em todas as principais plataformas de e-commerce na China. Tanto a “moeda do dragão”, difícil de conseguir, quanto o “Moutai do dragão”, difícil de reservar, são verdadeiros exemplos do início auspicioso do consumo no ano do dragão para 2024.

Embora a economia dos signos chineses seja popular todos os anos, o dragão, sendo o signo chinês mais “misterioso”, impulsiona o consumo. “Vendemos muito, muito além do que imaginávamos”, disse um comerciante, indicando que praticamente todos os produtos com “dragão” são garantia de sucesso.

Na onda de consumo do ano do dragão, o consumo de bebida alcoólica e ouro é particularmente notável. A bebida alcoólica da marca Moutai comemorativa do Ano do Dragão de 53 graus e o Wuliangye Puwu Gift Box do Ano do Dragão estão no topo da lista, enquanto seis dos dez produtos mais vendidos estão relacionados ao ouro do ano do dragão.

Em 7 de janeiro, o aplicativo iMoutai divulgou os resultados da compra do “Moutai do dragão” de 53% vol 500ml, com mais de 8,5 milhões de pessoas participando da compra. Observou-se que, mesmo em plataformas de e-commerce onde é necessário pagar um depósito antecipado, milhares de pessoas pagaram para obter o “Moutai do dragão”.

Além da bebida alcoólica do signo de dragão, os produtos de ouro relacionados ao signo de dragão também estão vendendo bem. “O desejo de compra de ouro entre os nascidos após 2000 aumentou drasticamente, ultrapassando as gerações de 1980 e 1990, tornando-se os principais compradores de produtos de ouro. Isso nos incentivou a projetar produtos que se encaixam melhor no gosto dos jovens“, disse o responsável por uma loja de jóias de ouro.

Outros comerciantes apontam que produtos de ouro de pequeno peso se tornaram uma nova tendência de compra entre os jovens, sendo usados tanto para coleção quanto como enfeites de celular. Eles expandiram essa linha de produtos, lançando séries de envelopes vermelhos de ouro e adesivos de ouro para celulares, com as versões do ano do dragão vendendo quase um milhão de RMB por mês.

Além de produtos de ouro e bebida alcoólica, roupas e produtos criativos também estão vendendo bem.

“2024 Ano do Dragão Criativo” chegou ao topo da lista de pesquisas mais realizadas, com cadernos do Ano do Dragão “Dragon Book”, calendários do Ano do Dragão “Dragon Spirit”, e penduricalhos de carro do Ano do Dragão para boa sorte se tornando produtos altamente procurados.

Recentemente, dados de uma plataforma de e-commerce mostraram que os dez produtos mais vendidos incluem decorações de Ano Novo do Dragão, roupas e trajes da dinastia Tang do Ano do Dragão, enfeites do Ano do Dragão, moletons do Ano do Dragão, conjuntos de roupas de inverno, calendários, brinquedos, envelopes vermelhos, roupas íntimas e meias, e capas de celular do Ano do Dragão.

Curiosamente, calções bordados amarelo brilhante com dragões se tornaram uma nova tendência, com alguns comerciantes vendendo mais de um milhão de unidades. Cuecas vermelhas do Ano do Dragão também são muito procuradas, com muitos comerciantes relatando “vendas de mais de 1 milhão de unidades em toda a rede”.

A loja Taobao do Palácio do Museu da Cidade Proibida lançou mais de 60 novos produtos do Ano do Dragão, com o mais popular, o tubo de sorte de Ano Novo do Palácio do Museu, alcançando vendas de 100.000 unidades. O responsável pela loja disse ao repórter que esperam um pico de vendas durante o festival de Ano Novo, com produtos como caixas surpresa, calendários e agendas provavelmente esgotando em breve.

O Ano do Dragão tem atraído atenção especial, e os selos postais especiais “Ano de Jia Chen” lançados em 5 de janeiro são um exemplo disso. A série é composta por dois selos, com os desenhos chamados “Dragão Celestial Poderoso” e “Dragão de Chen Oferecendo Bênçãos”. Foi observado que em algumas plataformas de comércio eletrônico, esses selos são muito procurados, variando de RMB 10 a RMB 100 por conjunto de selos, com os “mini-tamanhos” mais vendidos custando entre RMB 30 e RMB 50, apresentando uma valorização considerável, alguns até em pré-venda.

O responsável pela operação de uma loja de produtos criativos no Taobao, Shi Tou, analisou que a popularidade desses produtos pode estar relacionada com a tendência contínua de crescimento do e-commerce impulsionada por “produtos nacionais e tendências nacionais”. Sua loja, que vende chapéus de dragão, lanternas do Ano do Dragão, sachês do Ano do Dragão, brincos do Ano do Dragão e brinquedos de bordado de dragões, viu um aumento explosivo nas vendas antes e depois do Ano Novo, com mais de 1000 pedidos por dia, superando a oferta.

Zhang Yuang, responsável pelo projeto Festival de Ano Novo do site “O que Vale a Pena Comprar”, em uma entrevista ao repórter, disse que produtos relacionados ao signo chinês têm significado de coleção e valor comemorativo. O dragão, sendo um dos animais míticos mais característicos da cultura tradicional chinesa, é especialmente favorecido pelos consumidores devido ao seu significado auspicioso. “Muitas pessoas, mesmo não sendo do ano do dragão, desejam produtos com elementos de dragão.”

Fonte: chinanews.com.cn
Imagem principal: Xu Suhui/ Xinhua