Empreendedorismo

Como região chinesa de Zibo transformou sua indústria de churrasco em atração turística

Churrasco

“Churrasco de Zibo” é atualmente uma palavra da moda conhecida por cada vez mais pessoas na China. Zibo é uma antiga base industrial na província de Shandong, no leste do país, que se tornou o destino de viagem popular da China há cerca de um mês.

Por causa do churrasco local, a indústria de turismo disparou. A repentina popularidade nos círculos turísticos e os preços exorbitantes levaram as pessoas a refletir sobre como a transformação de uma cidade industrial pode iluminar o caminho para cidades industriais similares na China, e como elas podem alcançar sustentabilidade a longo prazo em busca de transformação.

“Como é que o preço de um hotel econômico em Zibo subiu para 1.000 yuan por noite?”, questionaram os internautas nas redes sociais chinesas. O preço normal do mesmo hotel era de 100 a 160 yuan anteriormente. O governo local disse à Hongxing News que está investigando o caso.

Antes de se tornar viral, Zibo recebia cerca de 10.000 visitantes por dia. O número aumentou para 18.000 por dia desde março e em 1º de abril disparou para 33.600, ainda mais alto do que na alta temporada do Festival da Primavera, de acordo com dados divulgados pelas autoridades ferroviárias locais.

As reservas de acomodações locais em Zibo aumentaram 800% em comparação com 2019 para os próximos feriados do Dia do Trabalho, e as pesquisas por palavras-chave relacionadas a “churrasco de Zibo” aumentaram 770% ano a ano, segundo relatos da mídia.

Segundo alguns turistas, as filas de espera nos restaurantes de churrasco de Zibo eram enormes, e outros disseram que tiveram que tentar cinco restaurantes diferentes para encontrar um lugar relativamente menos lotado para atender mais clientes.

Zibo segue a tendência histórica da estrutura industrial do país, transformando-se de uma base de manufatura tradicional para um modo de desenvolvimento baseado em produção e serviços, e também se inspira nas transformações bem-sucedidas de outras cidades, o que torna seu caminho de transformação mais suave, disse Tian Yun, ex-vice-diretor da Associação de Operação Econômica de Pequim, ao Global Times no domingo.

A cidade de Zibo tem se esforçado para alcançar um desenvolvimento padronizado e melhorar sua reputação junto aos turistas, através de iniciativas como a organização de guias turísticos voluntários e a mobilização de mais mão de obra para manter a segurança nas ruas. Recentemente, as autoridades de supervisão de mercado de Zibo divulgaram uma carta de advertência aos operadores de negócios locais, lembrando-os da responsabilidade de fornecer bens e serviços aos consumidores a preços razoáveis.

Tian observou que o aumento dos preços nos hotéis locais pode ser compreendido como uma consequência natural do aumento da demanda turística em uma cidade. No entanto, ele ressaltou que os serviços de apoio e os padrões também precisam ser elevados de acordo. Ele citou o exemplo negativo de Xuexiang, uma cidade em outra região da China que sofreu contratempos devido a golpes turísticos, resultando em uma grande perda de reputação.

Tian destacou que os esforços positivos do governo local de Zibo para corrigir falhas emergentes e melhorar problemas são fatores-chave para determinar se a cidade pode alcançar um desenvolvimento sustentável durante o processo de transição. Além dos churrascos, ele afirmou que Zibo precisa continuar explorando novos pontos de crescimento para atrair uma popularidade contínua no setor de turismo e atrair mais jovens para viajar, trabalhar e viver na cidade. No entanto, ele observou que essa competição é acirrada, especialmente no período pós-COVID, e será necessária uma cooperação sistemática entre os departamentos governamentais para alcançar esse objetivo.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global

Imagem principal: Leomalsam/ Adobe Stock