Cultura

Qi Guangpu conquista sétima medalha de ouro para a China nos Jogos Olímpicos de Inverno

Nesta quarta-feira (16), aconteceu a final do aerials masculino de esqui estilo livre às 19:00, horário de Pequim. Qi Guangpu, atleta chinês que participa pela quarta vez os Jogos Olímpicos de Inverno, venceu a disputa com 129 pontos.

Assim como Xu Mengtao, ele realizou um sonho para os chineses, conquistando a sétima medalha de ouro para a China nesta edição das Olimpíadas.

A competição

A final foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa, são realizados dois saltos, em que a melhor pontuação dos dois saltos é obtida, e os 6 melhores colocados avançam para a rodada final para a disputa pelas medalhas.

Qi Guangpu, que ficou em primeiro lugar na pré-eliminatória, foi o 12º e último a realizar os saltos, e Jia Zongyang, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, apareceu em 11º. Ambos estão competindo as Olimpíadas de Inverno pela quarta vez.

Na primeira etapa, Qi Guangpu avançou para a rodada final das medalhas com 125,22, ficando em quarto lugar. Infelizmente, Jia Zongyang não conseguiu avançar para a próxima etapa, ficando em sétimo lugar com 123,45 pontos, logo abaixo da linha de corte.

A rodada de medalhas é determinada por um salto somente, e todos os seis atletas fizeram manobras com o maior grau de dificuldade 5.0, o que é extremamente raro na história dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Sendo o terceiro a saltar, Qi Guangpu aterrissou com sucesso e marcou 129 pontos, conquistando a medalha de ouro para o país anfitrião.

 

Fonte: Comitê Olímpico Internacional; Zaker; The Hour; Getty Images