Tecnologia Cultura

Saiba mais sobre a tecnologia de fabricação de gelo da China nos Jogos Olímpicos de Inverno

Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, o Estádio Indoor da Capital sediou dois eventos de patinação artística e patinação de velocidade em pista curta.

Liu Kai, engenheiro-chefe de ciência e tecnologia dos Jogos Olímpicos de Inverno, que está de plantão na sala da máquina de gelo, está sempre de olho nas notícias “recordistas” na pista de gelo.

Ele diz que, os recordes que estão sendo constantemente quebrados nas pistas também são uma afirmação da tecnologia de fabricação de gelo da China.

“O processo de fabricação de gelo da pista de gelo das Olimpíadas de Inverno não é como as pessoas comuns imaginam, não é apenas jogar água e congelar” disse Liu Kai.

Ele explicou que há muitas etapas nesse processo: primeiro uma camada de gelo base, depois camadas de tinta, desenho das linhas e o logo, além de outras etapas.

Geralmente, é possível fazer apenas uma camada de gelo de 0,5 milímetros de uma vez, então é preciso repetir o processo até formar a pista de gelo.

Diferentes competições, tem diferentes requisitos para pista de gelo. A patinação artística geralmente exige uma temperatura de -3,5°C na superfície da pista, para que seja suficientemente macia para suportar a força de impacto dos atletas. Já para patinação de velocidade, a pista precisa estar entre -7°C a -6,7°C, temperatura ideal para aderência da lâmina de gelo, ao mesmo tempo que não é quebradiça.

Para chegar a todas essas propriedades, pode-se dizer que a máquina de gelo é a chave para a construção de pista de gelo artificiais. O sistema de fabricação de gelo desta Olimpíada de Inverno foi chamado pela mídia de “mais verde” de todas as edições.

A tecnologia de fabricação de gelo usando gás carbônico para refrigerar é uma solução sustentável, de baixo carbono, alta eficiência e economia de energia, mas essa tecnologia sempre esteve nas mãos de empresas da Europa e EUA.

Para essa edição dos jogos Olímpicos de Inverno, os chineses criaram um sistema com direitos de propriedade intelectual independentes.

“Nosso sistema de fabricação de gelo pode controlar melhor a diferença de temperatura entre a superfície do gelo”, disse. Liu Kai afirmou que o sistema pode ser implementado em uma pista de gelo de 1.800 m², e a diferença de temperatura em toda a superfície pode chegar a apenas 0,1°C.

 

Fonte: Diário do Povo