Tecnologia

Projeto para desenvolver chips aeroespaciais com investimento de US$ 116 milhões é iniciado na China

chips aeroespaciais

O estoque da Orbita Aerospace Science and Technology aumentou depois de informar que iniciou um projeto de 808 milhões de yuans (US$ 116 milhões) para desenvolver chips aeroespaciais e produtos de informática.

O projeto de cinco anos visa desenvolver uma nova geração de circuitos integrados sistema-a-chip para satélites, naves espaciais e aviões, informou a Orbita no final do dia de ontem. Ele usará principalmente os chips para criar três tipos de computadores de plataforma de satélite, acrescentou a empresa sediada em Zhuhai.

A Orbita planeja desenvolver cinco tipos de chips, inclusive para navegação e comunicação, controle mestre, inteligência artificial e computação em geral, disse a empresa, observando que cada tipo terá múltiplos níveis de qualidade para atender às necessidades de desempenho do produto em todos os campos.

A demanda por chips SOC no setor aeroespacial chinês aumentou com o progresso de grandes projetos chineses como o sistema de navegação por satélite BeiDou, uma estação espacial e grandes aeronaves civis, observou a Orbita. O uso em massa de satélites de baixa órbita também aumentou a demanda por chips de baixo custo e computadores de plataforma, apontou.

O projeto inclui o desenvolvimento de três tipos de computadores para equipamentos aeroespaciais com base nos cinco chips, incluindo um computador de plataforma de processamento de imagem a bordo e um computador de plataforma de satélite altamente confiável.

Como fornecedor chinês de componentes e peças essenciais para a indústria aeroespacial, o último projeto da empresa ajudará a promover a localização e atualização tecnológica dos chips aeroespaciais e a melhorar a cadeia industrial, acrescentou a Orbita.

Fonte: CN STOCK