Tecnologia

Primeiro satélite de banda larga de baixa órbita da China e teste de convergência de rede 5G é concluído

De acordo com o canal de televisão chinês, CCTV, às 17:31, do dia 25 de julho, horário de Pequim, a Universidade dos correios e telecomunicações de Beijing e a empresa GalaxySpace realizou com sucesso o teste de integração do primeiro satélite doméstico de comunicação de banda larga de baixa órbita e rede 5G inteligente em Pequim e Jinan.

No teste, foi construída uma rede de backbone entre redes privadas 5G em Pequim e Jinan usando os satélites de banda larga de baixa órbita, em vez da fibra óptica terrestre que precisa ser instalada previamente.

O teste simulou um vazamento de produto perigoso em uma fábrica em Jinan, e a equipe de Pequim lidou com o acidente remotamente. O uso de satélites de banda larga de baixa órbita para conectar Pequim à rede 5G do local de teste de Jinan, para que a equipe em Pequim consiga observar a cena do acidente em tempo real usando óculos VR, controlar um veículo não tripulado para se aproximar do local alvo e controlar a situação do produto perigoso usando um braço robótico.

(Fonte: IT Home; imagem mostra o veículo não tripulado sendo controlado)

Chen Tianheng, engenheiro de sistema de internet via satélite, disse que o atraso de ponta a ponta desse teste é de 20 a 30 milissegundos e o tempo de comunicação é de 7 minutos. Durante o teste, a vista panorâmica do local de teste em Jinan era nítida e fluida, e o veículo não tripulado opera de forma suave, capaz de realizar movimentos direcionais para todos os lados e controle do braço robótico para segurar objetos.

 

Fonte: IT Home, NASA