Tecnologia

China usa próprias tecnologias de ponta para combater inundações

Drone Tianshu A-8: fornece iluminação, vigilância e outras medidas de emergência

Fonte: Zaker.

O veículo aéreo não tripulado, o Tianshu-A8, com capacidade de retenção de voo durante 24 horas, foi enviado para o apoio no resgate na província de Henan, fornecendo serviços de emergência, incluindo iluminação e vigilância.

Após a catástrofe, as inundações causaram impacto nas cisternas das estações de tratamento de água para uso doméstico e a falta de água em alguns edifícios residenciais de Zhengzhou. Durante o processo de limpeza, o drone além de ter mantido a operação no ar por mais de 24 horas, e ajudado aos veículos de emergência, realizou também uma ampla gama de vigilância de segurança sem interrupções, e iluminação numa área de 2000 a 3000 m2 para garantir a segurança aos moradores das regiões que sofreram com as enchentes.

O drone Tianshu-A8 é atualmente o único produto na China que chega à altitude de 300 metros, capaz de carregar uma variedade de cargas e fornecer operações contínuas, com uma capacidade de operação por mais de 24 horas, e realizar as funções como vigilância por vídeo, iluminação e telecomunicação.

 

Drone da DJI: exploração em tempo real e entrega de insumos

Fonte: Zaker.

Na madrugada do dia 21 de julho, a empresa de drone DJI da unidade de Henan anunciou na mídia que “no momento do desastre natural, todos os pilotos e as aeronaves remotamente pilotadas poderão ser usadas para o apoio à resgate sem nenhum custo, se precisar é só entrar em contato.”

Um dos funcionários da empresa disse à jornalista que durante o processo de resgate, os drones conseguiram realizar rapidamente um mapeamento 3D para o Centro de Comando de Resgate, de modo a programar o número de veículos de emergências e estimar o tempo de manutenção da região atingida.

Além disso, disse também que atualmente, os drones têm uma capacidade máxima de lançamento de até 30 kg e podem lançar alguns produtos, tais como: boias de salva-vidas, cabos de aço e outros. Quando a corrente da água estiver muito forte, e as pessoas não conseguem atravessar, o drone consegue levar o cabo de aço para o outro lado e fixá-lo, para que as pessoas possam atravessar, e chegar até um lugar seguro.

 

Robô salva-vidas: “Dolphin-1”

Fonte: Zaker.

No dia 21 de julho, a empresa chinesa focada nos equipamentos de marinha enviou 118 unidades de barcos remotamente pilotadas, chamado “Dolphin-1”, às 2 da manhã, para o Centro de Contingência de Henan, a ajudar as missões de resgaste na cidade de Zhengzhou. O “Dolphin-1” é um robô inteligente de resgate controlado à distância, principalmente em resgates em piscina, reservatório de água, corrente de água, praia, iates.

Fonte: Zaker.

Em caso de perigo, basta jogar o robô salva-vidas na água para navegar rapidamente e com precisão até a pessoa que precisa de ajuda e arrastá-la para uma área segura. Os resgatores não precisam mergulhar durante todo o processo, apenas executar o resgate remotamente na costa ou a bordo.

Algumas especificações do “Dolphin-1”:

  • Peso de 13 kg;
  • Velocidade sem carga é 3 m/s e velocidade com carga (80 kg) é 1,5 m/s;
  • Grande força de arrasto que chega suportar até 150 kg de carga, ou seja, consegue transportar 3 adultos ao mesmo tempo;
  • Pode ser controlado até 500 m de distância.

 

Ponte de embarcação motorizada

Fonte: Zaker.

No dia 23, às 11 horas da manhã, a China Aneng Group enviou o barco de aterrisagem, a ponte motorizada e outros equipamentos para as aldeias da cidade de Xinxiang, da província de Henan, a retirar os aldeões presos devido às inundações. Atualmente, já foram transportadas mais de 1000 pessoas.

Segundo a entidade, esta ponte motorizada é um dos equipamentos de resgate marinho mais avançada na China, capaz de realizar rapidamente as instalações de pontes flutuantes junto com as estruturas de ponte de barcas, e formar vários modelos de estruturas flutuantes, garantindo o transporte dos produtos de grandes escalas e a passagem das pessoas.

O apoio de resgate à Xinxiang desta vez, os resgatadores colocaram 3 peças de barcos no meio e 1 na costa para formar a ponte de barcas. E instalaram 2 pontes de barcas, cada uma com 40 metros de comprimento, 8 metros de largura, 5 metros de largura para a faixa dos veículos, com uma capacidade total de 65 toneladas.

 

“Dragão sugador”:  controlador das inundações de cidade

Fonte: Zaker.

O “Dragão Sugador” é um dos equipamentos mais importantes no tratamento do sistema de esgoto e drenagem urbana, devido a sua alta aplicação de uso e característica de manuseio flexível, sempre foi apto a ser utilizado nas estradas da cidade, túnel, drenagem de água nas regiões sem a fonte de alimentação e alerta às inundações, especialmente no resgate às enchentes por causa do seu rápido processo de drenagem.

No entanto, é um “Dragão Sugador” controlado à distância, com capacidade de drenar 3000 quadrados de água por hora, e pode drenar a água para uma distância de mais de 2 km do local inundado.

Fonte: Zaker.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Lieyunwang.com; Zaker