Empreendedorismo

Primeiro navio de cruzeiro construído na China será entregue até o fim de 2023

Navio de cruzeiro

O primeiro grande navio de cruzeiro de fabricação nacional da China está programado para ser entregue no final deste ano, de acordo com um gestor de projeto da China State Shipbuilding Corp, responsável pela construção da embarcação.

“Até agora, concluímos 90% da construção do navio de cruzeiro. Os engenheiros começaram a instalar equipamento interior e decoração e dispositivos de afinação já montados. Planeamos retirar o navio da doca seca em Junho para continuar o processo de equipamento”, disse na segunda-feira (20) Chen Gang, diretor-geral da Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding e designer-chefe do navio de cruzeiro.

A embarcação terá uma velocidade de cruzeiro de 33 quilômetros por hora e uma velocidade máxima de cerca de 42 km/h.

Haverá 16 andares de espaço de lazer, compras e entretenimento que oferecerão espetáculos musicais, artísticos e uma grande variedade de opções de restaurantes.

O navio terá 2.125 quartos de passageiros com capacidade para acomodar 5.246 turistas. Haverá também cerca de 700 quartos para a tripulação.

A construção do primeiro navio de cruzeiro, que ainda não foi nomeado, começou no estaleiro em Outubro de 2019.

Após a conclusão da construção, haverá pelo menos duas fases de teste para testar a capacidade global do navio e os seus subsistemas, e também para verificar se os quartos e as instalações de entretenimento são confortáveis, de acordo com Chen.

“Após a sua conclusão, haverá cerca de 25 milhões de componentes no navio, cinco vezes o do jetliner C919 de concepção doméstica da China e 13 vezes o do comboio-bala da série Fuxing do país. O comprimento combinado dos cabos eléctricos no navio é superior a 4.200 quilômetros”, disse o gerente, observando que o seu estaleiro naval utilizou uma série de técnicas e maquinaria avançadas para construir o navio.

A CSSC, um conglomerado estatal e o maior construtor naval do mundo, assinou um acordo de cooperação sobre a concepção e construção de dois navios de cruzeiro da classe Vista de 135.500 toneladas, com a Carnival Corp e a Fincantieri, em Novembro de 2018.

A Carnival, um operador de cruzeiros britânico-americano, é a maior empresa de viagens de lazer do mundo, enquanto a Fincantieri, uma empresa italiana, é um dos maiores fabricantes mundiais de navios de cruzeiro.

Segundo o acordo, a CSSC trabalhará com a Fincantieri na concepção dos navios, que serão construídos com base nas exigências do mercado chinês e nas necessidades dos turistas chineses. As três partes também concordaram com uma opção para outros quatro navios do mesmo tipo.

A Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding, uma filial da CSSC, construirá os navios e depois entregá-los-á a uma joint venture entre a CSSC e a Carnival, que será encarregada de operar os navios para servir o mercado turístico chinês.

O projeto marca a primeira vez que a China constrói um navio de cruzeiro grande e avançado por conta própria.

É um novo marco para a indústria de construção naval do país porque marca o fim da incapacidade da China de conceber e construir grandes navios de cruzeiro, disseram especialistas da indústria da construção naval.

O primeiro dos colossais navios de cruzeiro será de 323,6 metros de comprimento, 37,2 metros de largura e 72 metros de altura, aproximadamente a altura de um edifício residencial de 25 andares. Será alimentado por cinco geradores a diesel e acionado por dois propulsores elétricos.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Tr Daily

Imagem principal: Mtaira/ Adobe Stock