Economia

Primeiro “comércio de água da chuva” em Hunan será usado em saneamento substituindo água da torneira 

Em 14 de dezembro, a China Water Exchange anunciou que o direito de uso dos recursos de água da chuva na zona Gaoxin, em Changsha da província de Hunan foi transferida com sucesso em 11 de dezembro. Esta é a primeira transação de uso legais dos recursos de água da chuva da China, marcando a comercialização e a entrada na fase prática dos recursos de água da chuva e de outros recursos hídricos não convencionais agregando valor ecológico.

A China Water Exchange é uma plataforma comercial de direitos da água em nível nacional iniciada e estabelecida conjuntamente pelo Ministério de Recursos Hídricos e pelo Governo Municipal de Pequim. A plataforma tem o consentimento do Conselho de Estado para implementar a decisão e a implantação do Comitê Central do Partido e do Conselho de Estado sobre a construção dos direitos da água e do mercado de água.

O projeto tem como objetivo dar pleno controle e papel decisivo para o mercado na alocação de recursos hídricos e desempenhar melhor o papel do governo, promovendo o desenvolvimento padronizado e ordenado do comércio de direitos da água. Além disso, tem como objetivo melhorar de forma abrangente a eficiência e a eficácia da utilização dos recursos hídricos, e fornecer uso sustentável dos recursos hídricos, desenvolvimento econômico e social sustentável, proporcionando um forte apoio ao setor.

O anúncio informou que a transação inclui duas partes. Em primeiro lugar, a empresa Yu Chuang pagou 0,7 yuans/m³ para coletar e armazenar 4.000 m³/ano de recursos de água da chuva armazenados pela Gaoxin. Em seguida, a Yu Chuang transfere a água de chuva tratada para a empresa Municipal de Paisagem e Saneamento da região Gaoxin, em Changsha, a um preço de RMB 3,85/m³ (20% inferior ao preço da água da torneira local) para uso em operações de limpeza paisagística e sanitária, substituindo a água de torneira de alta qualidade.

A China Water Exchange disse que o próximo passo será acelerar a exploração da experiência replicável no uso intensivo de recursos hídricos não convencionais, expandindo e fortalecendo os meios de alocação e aumentando a relação de alocação.

 

 

Fonte: 21caijng; Baidu Baike