Tecnologia

​​Primeira base industrial aeroespacial da China entra em operação

Base industrial aeroespacial

A primeira base industrial aeroespacial comercial da China, a “CAS Space Industrial Base”, começou a operar no sul da China, com uma capacidade de produção anual de 30 foguetes porta-aviões.

A base, que é utilizada principalmente para a produção, teste e montagem de foguetes porta-combustíveis sólidos e líquidos, cobre uma área de cerca de 40 hectares no distrito de Nansha da cidade de Guangzhou, no sul da província de Guangdong, na China.

Yang Yiqiang, presidente e CEO da Base Industrial Espacial CAS, disse que a base começou a construir capacidades de fabricação de estruturas de foguetes, que estão planejadas para serem concluídas inicialmente até o final de 2023.

Base industrial aeroespacialA construção de montagem de equipamentos aviônicos de foguetes, fabricação de bombas e válvulas especiais e capacidades de testes também estão planejadas, acrescentou Yang.

Atualmente, os processos finais de montagem e teste do foguete porta-aviões Lijian-1 Y-2 estão sendo realizados na base aeroespacial, com o lançamento previsto para maio de 2023 a partir do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, no noroeste da China.

A China planeja realizar mais de 60 missões de lançamento espacial este ano, de acordo com as principais empreiteiras espaciais do país.

Base industrial aeroespacialA China Aerospace Science and Technology Corp (CASC), o principal contratante do programa espacial chinês, anunciou no início deste mês que planeja mais de 50 missões aeroespaciais em 2023.

Outra empresa espacial estatal, a China Aerospace Science and Industry Corp (CASIC), também planeja 10 voos espaciais utilizando seus foguetes Kuaizhou-1A e Kuaizhou-11 de combustível sólido.

Fonte: Southcn