Assim como a mitologia egípcia, que seguia a religião politeísta (onde acreditava-se em vários deuses), sendo constituída por um conjunto de mitos, lendas como uma forma de entender os fenômenos naturais, a mitologia chinesa, por sua vez, baseou-se em suas três religiões principais: o Taoísmo, o Confucionismo e o Budismo.
As civilizações sempre buscaram uma verdade sobre a criação de todas as coisas. E essa busca por um porquê desenvolveu-se a partir das culturas e tradições de suas sociedades.
Como surgiu o mundo e outras perguntas sempre pertinentes ao ser humano, são respostas que cada mitologia possui sua própria versão.
Segundo a mitologia chinesa, antes de tudo, só existia o vazio chamado de Caos Primordial. Esse vazio possuía um formato oval e, em seu interior, foi desenvolvido o primeiro ser vivo, Pangu.
Pangu era um gigante que esteve adormecido por 18 mil anos. E enquanto dormia, seu crescimento aumentava até a casca do ovo romper e quebrar.
Quando enfim acordou, o gigante partiu o ovo com um golpe de machado provocando o chamado Big Bang, consistindo no início de tudo.
Ao partir o ovo surgiram duas metades: sendo a parte escura e pesada (Yin) a terra, e a parte leve e iluminada (Yang) o céu.
E para que o caos não ressurgisse novamente e assim manter as partes separadas, o gigante Pangu permaneceu de pé segurando o céu acima de sua cabeça até as metades se fixaram em seus lugares.
Havendo equilíbrio entre céu e terra, Pangu morreu quando finalizou a criação do mundo. E após sua morte, sua cabeça transformou-se em uma grande montanha sagrada, os olhos deram origem ao sol e à lua, os seus cabelos tornaram-se árvores e sua voz o trovão.
O primeiro autor taoísta a fazer referência à lenda de Pangu e a criação do mundo foi Xu Zeng no século I d.C.
Estima-se que a história surgiu a partir de monges taoístas e seguidores do filósofo Lao Zi, já que o conceito de duas forças opostas, Yin, a energia densa e escura, e o Yang, leve e iluminado, é primordial em sua história.
Quer saber mais sobre a cultura da China: Leia também: Conheça 15 provérbios chineses.