Cultura

Histórica vitória de Michelle Yeoh no Oscar domina as redes sociais chinesas

Oscar 2023, Michelle Yeoh

A histórica vitória de Michelle Yeoh encheu as mídias sociais chinesas depois que a estrela foi coroada a melhor atriz no 95º Oscar, tornando-se a primeira mulher de ascendência asiática a triunfar na categoria.

Os hashtags relacionados lideraram a categoria de entretenimento no twitter chinês, o Sina Weibo, com mais de 150 milhões de visualizações.

“Senhoras, não deixem nunca ninguém dizer [que] vocês já passaram do seu auge”, disse Yeoh em seu discurso. Junto com milhares de mensagens de felicitações, os neozelandeses elogiaram o espírito “corajoso, confiante e independente” de Yeoh, observando que a combinação dessas três características foi a chave para o sucesso dela no “prêmio dominado pelo Ocidente como atriz asiática”.

“Ela é uma mulher maravilhosa! Ela representa a resiliência dos atores asiáticos na indústria cinematográfica ocidental”, escreveu um neozelandês com perfil ‘NeoMa’ no Sina Weibo.

A atriz foi chamada de “o orgulho da Ásia”. Alguns outros disseram que Yeoh se tornou um “modelo”, especialmente como uma “mulher de confiança ao enfrentar pressões”.

“Ela nunca parece ser constrangida pela idade e pelos contratempos, estou tão inspirada por ela”, outro netizen postou.

Kevin Yeung Yun-hung, Secretário de Cultura, Esportes e Turismo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAE) parabenizou a histórica vitória do Oscar de Yeoh, chamando-a de “bem-merecida”. Ele ressaltou que a indústria cinematográfica de Hong Kong deu origem a muitos atores e profissionais de destaque na indústria cinematográfica, e a vitória demonstra a força dos atores de Hong Kong e da indústria cinematográfica.

Yeoh levou para casa o Oscar por seu papel principal na comédia de ficção científica A24 Everything At Everywhere All at Once, que se tornou o maior vencedor ao embolsar sete prêmios na academia, incluindo melhor filme, diretor, roteiro original, atriz principal, atriz coadjuvante, ator coadjuvante e montagem.

Algumas outras estrelas asiáticas participaram dos prêmios, incluindo a estrela de cinema de ação chinesa Donnie Yen como juiz na academia.

Fonte: China News
Imagem principal:  Divulgação/A24