Recentemente, o estudante de doutorado Guo Yunlang e o pesquisador Wang Bo, do Observatório de Yunnan da Academia Chinesa de Ciências, fizeram progressos importantes no campo da pesquisa de “novas”, uma explosão nuclear cataclísmica em uma estrela. Eles explicaram o fenômeno do aumento do hélio em explosões de “novas” e publicaram os resultados relacionados no “Journey of The Royal Astronomical Society”.
“Novas” são uma das explosões estelares mais brilhantes do universo, uma espécie de estrela variável cataclísmica. Cerca de 50 “novas” são produzidas na Via Láctea todos os anos.
As “novas” enriquecem os materiais interestelares e podem produzir elementos de massa média e isótopos radioativos como 13C, 15N e 17O, que desempenham um papel importante na evolução química das galáxias. Além disso, a explosão de nova também é uma estrela candidata predecessora para supernova tipo Ia.
Em uma “nova”, a anã branca acumula matéria da sua estrela companheira e, uma vez que caia matéria suficiente na sua superfície, o núcleo ficará fora de controle. Nesse momento os materiais acumulados na superfície da anã branca se expandirão rapidamente e parte do material é lançado para fora.
Ao observar os projéteis de nova, os pesquisadores descobriram um grande número de carbono, nitrogênio (N), oxigênio (O), neônio (Ne), sódio (Na), mercúrio (Mg), alumínio (Al) e outros elementos metálicos. Esse fenômeno é conhecido como o fenômeno da abundância de metal de novas.
Além disso, a abundância de hélio também foi observada em muitos projéteis de “nova”, isso indica que o material acumulado se misturou com a camada de hélio na superfície da anã branca durante a explosão.
Os pesquisadores chineses fizeram um estudo sistemático da mistura de hélio durante a explosão de “novas” e descobriram que, à medida que o grau de mistura do hélio aumenta, a explosão se torna mais intensa.
O Este estudo reproduziu o fenômeno de enriquecimento de hélio durante a explosão de “novas”, e propôs um método para determinar o grau de mistura do hélio usando a razão de massa de hélio para hidrogênio no projétil de “novas”, o que pode limitar a teoria de mistura no processo de explosão. O estudo mostra que a mistura de hélio é crucial na pesquisa o estudo de “novas”.
Fonte: IT Home