Tecnologia

Nave chinesa, Shenzhou-13, realiza acoplamento de 90° à Estação Espacial Chinesa

A nave espacial tripulada Shenzhou-12 se desacoplou com o módulo central da estação espacial Tianhe, na hoje de manhã desta quinta-feira (16), e às 13h18 (horário de Pequim) completou os testes de circunavegação através da estação espacial e o acoplamento radial, segundo a mídia IThome, informou nesta quinta-feira (16).

 

De acordo com a informação da CCTV, o objetivo dos testes dessa missão tripulada é verificar as principais técnicas de acoplamento radial antes do Shenzhou-12 retornar à Terra. Fazer Além disso, o objetivo é fazer com que no com que no próximo lançamento, a Shenzhou-13,, seja seja realizado também o acoplamento radial ao módulo central da estação espacial.

 

Atualmente, os acoplamentos das espaçonaves são realizados na direção horizontal, ou seja, as duas naves espaciais permanecem em uma linha reta. Desta forma, desde que a velocidade relativa seja controlada, o encontro de acoplamento poderá ser realizado. No entanto, o teste de encontro com a estação espacial desta missão em um ângulo de 90o, e em um ponto de conexão na parte inferior, elevou ainda mais a dificuldade do acoplamento.

Fonte: IThome; A imagem refere-se ao acoplamento radial da nave Shenzhou-12 com a estação espacial.

O grupo de pesquisa 502 da 5a Instituição da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC, sigla em inglês), a Xie Yongchun, afirma que tanto o atracamento na parte anterior ou posterior precisa manter uma distância estável de 200 metros do ponto de retenção, mesmo que o motor da espaçonave esteja desligado, também será possível manter a estabilidade. Mas no acoplamento radial, é necessário realizar um sistema de controle orbital contínuo, ajustando a postura da nave espacial, uma técnica que tem desafiado os pesquisadores.

Os sensores da espaçonave são equivalentes aos olhos de uma nave espacial e podem ser usados para determinar a posição de voo e o local. O principal objetivo da missão Shenzhou-12 desta vez, além de realizar o teste de acoplamento radial com a estação espacial, será a missão da nave também de verificar se os sensores a bordo podem funcionar efetivamente durante o atracamento.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome