Tecnologia

Módulo de laboratório da estação espacial chinesa Mengtian será lançado em breve

estação espacial chinesa Mengtian

O módulo de laboratório da estação espacial chinesa Mengtian e sua transportadora – um foguete Long March 5B – foram transferidos para uma torre de serviço nesta terça-feira (25) de manhã para serem submetidos aos testes finais antes de seu voo planejado nos próximos dias, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, sigla em inglês).

A agência disse em um breve comunicado que os trabalhos de preparação do pré-lançamento estão em andamento no Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na província de Hainan.
​​fogueteMengtian, o segundo componente de laboratório da estação espacial chinesa Tiangong, foi transportado para Wenchang por porta-aviões no início de agosto. Ele recebeu combustível no início deste mês no Centro de Lançamento.

O módulo de laboratório tem cerca de 17 metros de comprimento, tem um diâmetro de 4 metros e pesa mais de 20 toneladas métricas, de acordo com seus projetistas na Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, sigla em inglês).
estação espacial chinesa Mengtian
Equipamentos científicos a bordo serão usados para estudos de microgravidade e para realizar experiências em física de fluidos, ciência de materiais, ciência de combustão e física fundamental.

Wentian, o primeiro módulo de laboratório da estação Tiangong, foi lançado no dia 24 de julho em um foguete pesado Long March 5B do Centro de Wenchang.
estação espacial chinesa Mengtian
Tiangong é atualmente composto de quatro módulos: o módulo núcleo de Tianhe, o laboratório Wentian, o navio de carga Tianzhou 4 e a nave espacial Shenzhou XIV.

Após Mengtian ser acoplado ao Tiangong, a estação formará uma estrutura em forma de T e os astronautas terão até 110 metros cúbicos em seu espaço utilizável.
estação espacial chinesa
Após os laboratórios, a espaçonave de carga Tianzhou 5 e a tripulação da Shenzhou XV estão programados para chegar ao posto orbital maciço por volta do final do ano.

Fonte: Diário do Povo; Xinhua