Tecnologia Economia

Empresas de bateria chinesas investem na Europa e EUA

empresas de baterias

As empresas chinesas de baterias têm feito investimentos em países europeus como Alemanha, Hungria e Polônia, bem como nos Estados Unidos, em meio a uma demanda crescente.

“Nos últimos anos, o investimento direto da China na Polônia tem aumentado, especialmente na indústria de veículos elétricos”, disse Andrzej Juchniewicz, representante da Agência Polonesa de Investimento e Comércio na China, à mídia local chinesa.

“Atualmente, a indústria é responsável por cerca de 70% do investimento da China na Polônia, e fábricas para novas empresas de materiais químicos para baterias como a Guotai Huarong New Chemical Materials foram gradualmente estabelecidas na Polônia”, disse ele.

O aumento do investimento chinês na Polônia significou que Juchniewicz está cada vez mais ocupado e, no ano passado, ele visitou empresas com mais frequência do que no passado.

“É um benefício óbvio que as empresas agora decidem mais rapidamente sobre os investimentos em projetos”, disse ele. “Por exemplo, agora podemos concluir pedidos de projetos de investimento relativamente grandes em meio ano, no valor de 30 a 50 milhões de euros (29,6 a 49,3 milhões de dólares)”. No passado, as empresas chinesas poderiam precisar de dois ou três anos, ou até mais, para tomar uma decisão”.

Construindo novas fábricas

No mês passado, a gigante chinesa de baterias de lítio Contemporary Amperex Technology anunciou um projeto para construir sua segunda fábrica na Europa, na Hungria. Já a Hive Energy disse que construirá uma segunda fábrica no exterior em Brandenburg, Alemanha. O Envision Group também declarou recentemente que terá uma fábrica de baterias de carbono zero na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
empresas de bateriasO Instituto de Pesquisa de Mercado SNE prevê que a demanda global por baterias de energia poderá chegar a 406 GWh até o próximo ano, enquanto o fornecimento atual é de apenas 335 GWh.

“O mercado externo é grande o suficiente”, disse Chen Youye, um parceiro da Roland Berger. “Os clientes a jusante querem baterias e as empresas precisam construir fábricas, o que é a principal motivação para as empresas chinesas de baterias aumentarem o investimento no exterior”.

“Os investimentos no exterior naturalmente vão para onde há o maior aumento da demanda”, disse Chen. “Atualmente, a maior demanda na indústria de baterias vem dos veículos elétricos, portanto, regiões como a Europa e os EUA onde a penetração do veículo elétrico está aumentando gradualmente são boas escolhas”.

Embora as empresas chinesas estejam constantemente investindo no exterior, as empresas japonesas e coreanas rivais também vêm trabalhando arduamente há muito tempo nos mercados europeu e americano. A gigante das baterias LG Chem já tem uma fábrica na Polônia. A empresa também disse que construirá seis fábricas na América do Norte até 2025. A Panasonic anunciou em julho que investirá US$ 4 bilhões em uma segunda fábrica de baterias no Kansas.

Na opinião de Chen, as empresas de baterias da China, Japão e Coréia terão tantas oportunidades quanto as empresas locais europeias e americanas no mercado de baterias. “Afinal, o lucro das baterias de energia é grande o suficiente, e quem puder rapidamente construir capacidade de produção para atender à demanda downstream poderá agarrar a oportunidade”, disse ele.

Trazendo as diferenças

O gerente de negócios no exterior da Svolt Energy Technology disse à mídia local chinesa que a capacidade de superar as diferenças entre a China e os mercados estrangeiros é a chave para capturar a participação de mercado.
empresas de baterias“Por exemplo, as regulamentações diferem muito na China e na Europa em termos de construção de plantas, planejamento, proteção ambiental e processos de prevenção de incêndios, o que torna o período de construção muito mais longo na Europa do que na China”, disse ele. “O período de aquisição também é mais longo para atender a várias certificações europeias”.

“Enquanto isso, há obstáculos na diferença de tempo, idioma e cultura”, acrescentou ele. “A cadeia de fornecimento incompleta da indústria europeia de baterias também é um grande desafio”.

Segundo Chen, estes problemas não são exclusivos das empresas chinesas, já que a fábrica alemã da Tesla também enfrentou muitos desafios. O maior desafio para as empresas de baterias de energia ainda está em ter a flexibilidade para atender às mudanças na demanda do mercado.

Fonte: OCN.COM