A cultura da China é referência no mundo em seus mais diversos aspectos. As tendências de moda, roupas e formas de se vestir sempre rodaram o mundo, cativando e influenciando muitas pessoas.
O país também é conhecido pelo nacionalismo em todos os âmbitos, incluindo as expressões focadas em moda.
Os chineses seguem tendências que mesclam atualidade com tradicionalidade, misturando a personalidade de cada um com os valores deixado pelo ancestrais.
Andando pelas ruas das cidades fica claro que os jovens ditam a moda, fazendo combinações criativas e impactantes, muitas vezes tido como futurista.
É comum ver pessoas usando peças que unem o moderno com o tradicional da cultura chinesa, ou que fazem uma releitura do tradicional.
O Contemporâneo
A cultura do nacionalismo e a valorização da história e seus antepassados ditam a moda na China. Esse movimento se chama Guochao, que passa a priorizar o uso de marcas e grifes locais, fazendo com que as marcas internacionais/ocidentais deixem de ser prioridades entre os mais ricos.
As marcas chinesas fazem um mix dos dois tempos: passado e presente. É comum entre os mais jovens customizar peças, impondo sua personalidade.
O Relatório Ásia Lifestyle Consumer Profile, de 2021, mostra que os chineses passaram a priorizar marcas nacionais e estão de olho em sua reputação: 95% dos consumidores afirmam que levam em conta a reputação de uma marca antes de comprar.
Os mesmos 95% dizem preferem adquirir produtos de empresas que utilizam materiais naturais em suas composições.
Outro estilo que vem ganhando força na China é o Street Style. As combinações costumam ser monocromáticas, com roupas amplas e mais largas no corpo.
Acessórios, como boné, chapéus ou bolsa usada de lado, costumam compor o look. Peças como jaquetas com estampas clássicas, como as usadas em Qipao, e o Hanfu estilizado e usado de forma moderna, ganham cada vez mais força.
A internet tem grande influência no estilo adotado pelas pessoas atualmente. Aplicativos digitais pulverizam para toda a China as novidades e o que tem acontecido no setor.
Foi, inclusive, a plataforma de vídeo Bilibili que impulsionou o uso do Hanfu entre os jovens. Já no Douyin, a hashtag #hanfu tem mais de 300 milhões de acessos e visualizações.
O Tradicional
Roupas como Hanfu ou Qipao são as mais conhecidas pelo mundo e, rapidamente, vinculadas à cultura chinesa. Inclusive muitas delas já ganharam releituras e foram incluídas na moda ocidental.
Muito disso se dá a filmes e séries que levam um pouco mais da rica cultura para o restante do mundo.
O Qipao é a vestimenta mais reconhecida fora da China e associada ao país. O vestido é feito com pano brilhante que lembra cetim, de diversas cores e estampa, normalmente floral.
Ele é longo, conservador e não tem decotes. Já o Hanfu é um dos trajes mais antigos e mais tradicionais usados pelos chineses.
Usado tanto por homens quanto por mulheres, a roupa é longa, larga e originalmente feita em seda. O estilo original é usado até hoje em ocasiões de festividades.