A Geração Z (que se refere a pessoas nascidas entre 1990-2010, ou Gen Z) está gradualmente se tornando o principal grupo de usuários de jogos e a principal força de pagamento na indústria de jogos. De acordo com a previsão da BiliBili, uma das maiores plataformas de vídeos da China, a contribuição da Geração Z para o tamanho do mercado chinês de entretenimento online chegará a 66% em 2023, com uma cifra de 879,12 bilhões de yuans.
Para os criadores de jogos, atrair a Geração Z é o passo chave para ganhar mercado. De acordo com os resultados da pesquisa da CITIC Securities, até 2025, o mercado de jogos mobile dessa geração ultrapassará 200 bilhões de yuans. Espera-se que em 2021-2022, a escala dos jogos com a Geração Z como núcleo excederá o de jogos tradicionais.
De acordo com a pesquisa da CITIC Securities, o tamanho da Geração Z pode chegar a 264 milhões de pessoas. À medida que mais pessoas nascidas pós anos 2000 entram na faculdade e pós nos 1995 começam a trabalhar, a Geração Z terá maior autonomia na tomada de decisões de consumo.
Nos últimos anos, surgiu uma série de jogos voltados com os temas do gênero anime e manga, em geral são da categoria ACG (Anime Comic Game). O anime e os jogos japoneses acompanharam o crescimento da Geração Z, eles também permitiram que essa geração tivesse uma alta aceitação e compreensão dessa cultura a transformarem um forte grupo de consumidores.
Tipos de jogos mais populares entre a Geração Z
Em uma entrevista ao 21st Century Business Herald, o chefe da equipe App Annie (China) salientou que a Gen Z se tornou mais integrada em suas demandas por jogos e experiências sociais. De acordo com a pesquisa da instituição Kantar, 65% dos Gen Z têm necessidades em socialização como parte da sua motivação de consumo.
De modo geral, os jogos de anime realizam principalmente sua imaginação de parceiros e satisfazem a experiência de “companheirismo” através da interação amorosa virtual, usando a modelagem 3D no design dos personagens e a dublagem de um ator de voz para melhorar a autenticidade e a atmosfera do jogo.
A grande maioria dos jogos têm característica de dar importância ao enredo e formulação dos personagens. Enquanto a competitividade é relativamente menor do que os jogos tradicionais, basicamente tomando as “cartas + simulação de crescimento” como elementos principais, os usuários gastam consumindo por oportunidades de sorteio de cartas, através de contínuas atualizações de enredo e personagens, cria-se uma conexão emocional com os jogadores, então os jogadores ficam mais dispostos consumir no jogo.
De acordo a iResearch, a escala de consumidores anime em geral atingiu 390 milhões em 2019, e uma grande proporção desses usuários são usuários de jogos da Geração Z, cujo amor por jogos puramente numéricos tende a ser relativamente baixo. Um dos exemplos de sucesso que atendeu as demandas desse grupo, foi o Genshin Impact, publicado globalmente em setembro de 2020, a receita do primeiro mês registrou mais de US$ 245 milhões, e no mesmo ano, atingiu 10 milhões de usuários mensais ativos em dezembro.
Fonte: 21st Century Business Herald