Economia

Mercado de artigos de luxo de segunda mão ganha força na China

artigos de luxo

O crescente mercado de luxo de segunda mão da China tem alimentado as vendas on-line e off-line nos últimos anos, à medida que mais consumidores olham para produtos de primeira linha, mas com preços mais baixos.

Agências de autenticação de luxo e instituições de treinamento para avaliadores de artigos de luxo também estão se beneficiando desse momento de mercado.

De acordo com a iResearch, uma das principais fornecedoras de medição de audiência online e insights de consumo na China, o valor dos bens de luxo ociosos no país, incluindo valiosos acessórios de segunda mão, jóias, relógios, roupas e bolsas luxuosas, atingiu 2,87 trilhões de yuans (US$ 392 bilhões) em 2020, e deve ficar em 3,9 trilhões de yuans até 2025.

A escala do mercado doméstico de varejo de artigos de luxo ociosos cresceu de 16,2 bilhões de yuans em 2016 para 51 bilhões de yuans em 2020, e estima-se que o mercado atingirá 208 bilhões de yuans em 2025, indicando um enorme potencial de crescimento.

Feng Peikang, gerente geral do Centro de Exposições de Luxo da China em Xangai, disse: “O grande estoque de artigos de luxo ociosos estabeleceu uma base sólida para o desenvolvimento a longo prazo da indústria de luxo de segunda mão, que gradualmente transformou seu método de negociação entre vendedores e compradores de exposições offline tradicionais para plataformas de livestreaming.”

artigos de luxo - livestreamingO centro, inaugurado em agosto pela Douyin (TikTok versão da China) e uma plataforma de luxo local de segunda mão Feiyu, oferece 85 estandes para aluguel, nove estúdios de livestreaming temáticos, um centro de autenticação operado em colaboração com a China Certification & Inspection (Group) Co, e um centro de serviços de remessa. Até o momento, atraiu mais de 40 empresas para se tornarem locatários em contratos mensais.

Aqueles que alugam estandes exibem suas mercadorias nas prateleiras, antes de vendê-las para outras lojas através de feiras regulares de comércio de pares e para clientes individuais através de atividades de livestreaming no local.

Feng disse: “Estamos tentando criar um encontro inovador de lojas, diferente dos shoppings tradicionais. Nossa missão é promover a economia circular no mercado de luxo de segunda mão, sendo o centro comercial e centro digital de artigos de luxo de segunda mão e o centro de incubação para livestreamers.”

As vendas offline foram o principal canal de transações para negociação de bens de luxo de segunda mão. Nos últimos anos, com a crescente popularidade das compras de e-shopping, surgiram plataformas profissionais de comércio de luxo online para promover e melhorar a experiência de serviços. O número dessas plataformas aumentou rapidamente, e elas oferecem alto potencial de crescimento e valor comercial.

“Uma vez que a indústria de luxo de segunda mão se torne mais padronizada e digitalizada, mais empresas se juntarão a nós. Nosso objetivo é ajudá-los a evitar ser desviados, entender a indústria de livestreaming e expandir o mercado de forma saudável passo a passo”, disse Feng.

Nos últimos cinco anos, o mercado global de luxo de segunda mão cresceu 64,7%, com as principais plataformas de comércio de luxo recentemente se recuperando bem da pandemia COVID-19. De acordo com a consultoria Bain & Co, o mercado global de luxo atingiu 28 bilhões de euros (US$ 27,17 bilhões) em 2020, com crescimento ano a ano de 7,7%, apesar do impacto da pandemia.

Por exemplo, o volume bruto anual de mercadorias da The RealReal uma plataforma de comércio de luxo do exterior, caiu 2,1% em 2020, mas se recuperou para US $ 1,48 bilhão no ano passado, registrando um aumento líquido de US$ 474 milhões em relação a 2019, antes da pandemia emergir.

De acordo com o China Luxury Report 2020-2021, divulgado pelo Yaok Research Institute, a China se tornou o maior mercado de luxo do mundo pela primeira vez no ano passado. Seu crescimento no mercado superou em muito o de outros países e regiões do mundo por dois anos consecutivos, com sua participação subindo para 30%.

Zhou Ting, chefe do instituto, que analisa e estuda a indústria de luxo, disse: “O mercado de luxo na China está se expandindo junto com um forte crescimento no mercado global, à medida que os indivíduos de alto patrimônio líquido do país gradualmente se tornaram a principal força motriz por trás do boom dos gastos de luxo”.

O mercado de artigos de luxo de segunda mão da China tem grande potencial para desenvolvimento, porque mais empresas estão surgindo para fornecer serviços de distribuição única, disse Zhou.

Mais clientes

A Plum, plataforma de negociação online para artigos de moda circular, lançada em 2017, é um exemplo dessas empresas que oferecem serviços abrangentes para mais clientes.

Clientes: artigos de luxo
Xu Wei, fundador da Plum, que tem como objetivo tornar a vida das pessoas mais confortável e ambientalmente amigável, disse: “Inicialmente, estávamos interessados em ser uma marca de estilo de vida e criar uma plataforma de estilo de vida de moda, permitindo que os usuários vendem seus bens ociosos ou comprem outros itens da marca a um preço mais baixo a qualquer momento em troca.”

Os usuários típicos de Plum buscam um novo estilo de vida de moda de circulação, defendem a proteção ambiental e buscam bens de alta qualidade, disse Xu. A moda circular refere-se à produção de roupas e pertences pessoais de forma mais considerada, na qual a produção de um item e o fim de sua vida são igualmente importantes.

A Plum conecta compradores e vendedores fornecendo aos usuários uma cadeia de negociação integrada de serviços padronizados.

Oferece aos compradores itens de moda mais econômicos, bem como serviços autenticados de identificação, pré-venda e pós-venda. Também ajuda os vendedores com serviços de remessa e reciclagem únicos, incluindo armazenagem e logística, permitindo que todos os interessados façam dinheiro sem sair de casa.

Xu disse: “O enorme mercado doméstico de artigos de luxo com seu fluxo de jovens consumidores é a base para o comércio ativo de luxo de segunda mão, especialmente o desenvolvimento do negócio online de luxo de segunda mão.”

artigos de luxo: plum
A Plum não é apenas um aplicativo, mas um novo estilo de vida que visa formar uma “circulação de guarda-roupas” entre milhões de usuários e tornar o planeta mais sustentável com um novo modo de consumo de baixo carbono, acrescentou Xu.

Segundo o Relatório de Análise de Capacidade de Mercado e Consultoria de Decisões de Investimento da Indústria de Luxo de Segunda Mão da China (2020-2027) divulgado pela Zhiyan Consulting, havia cerca de 4.200 lojas de luxo de segunda mão em larga escala na China até o final de 2019, com uma taxa de crescimento anual de mais de 10%. As mercadorias mais comercializadas nessas lojas incluem bolsas, relógios, óculos, jóias, lenços e perfumes.

O tamanho do mercado da indústria de artigos de luxo de segunda mão da China atingiu 13,5 bilhões de yuans em 2019, contra 11 bilhões de yuans em 2018.
bolsas de luxo
O comércio de artigos de luxo de segunda mão do país é dominado por bolsas e artigos de couro, para os quais as transações atingiram 8,13 bilhões de yuans em 2019, representando 60,22% do mercado. Sapatos e chapéus também estavam em demanda, com seu valor de transação em 2,98 bilhões de yuans, ou 22,07% do mercado.

Wei Mingsheng, que vende artigos de luxo de segunda mão, dirige um estúdio em Xangai e possui uma loja em Shenzhen, província de Guangdong, disse: “Fizemos ajustes de tempos em tempos nos últimos três anos. Essas mudanças incluem o lançamento de canais de livestreaming, a mudança de nossas bolsas do estilo vintage para a moda e a expansão de nossa rede em todo o país para acompanhar as tendências de luxo em segunda mão em rápida mudança.”

Um estande no Centro de Exposições de Luxo da China é regularmente alugado por Wei como outra saída para seu negócio.

“O centro nos ajudou a aumentar ainda mais nosso volume de vendas e lucros, organizando eventos regulares de negociação por pares, introduzindo livestreamers experientes e oferecendo serviços autenticados autorizados”, disse Wei, que tentou livestreaming em 2019, mas falhou devido à falta de experiência.
livestreamers
A maioria dos compradores de bens de segunda mão na China estão principalmente procurando itens de luxo a preços razoáveis, ou produtos populares disponíveis para revenda.

Feng, do Centro de Exposições de Luxo da China, disse: “Nosso objetivo é que mais pessoas saibam e valorizem gradualmente os bens de luxo de segunda mão. Alguns deles se tornam compradores ou vendedores profissionais, e a confiança geral na indústria aumentará se mais pessoas se envolverem.

De acordo com o Relatório de Previsão de Tendências de Pesquisa e Desenvolvimento Futuro da Indústria de Luxo 2022-2027, divulgado pela China IRN, um think tank industrial doméstico, os preços de alguns bens de luxo subiram até 95% desde o ano passado. Em média, esses preços subiram de 5% a 20%.

No entanto, não há um padrão de preços regulamentado para bens de luxo de segunda mão, que estão cada vez mais em demanda, e essa difícil tarefa é deixada para empresas especializadas em autenticação e preços.

Ganhando confiança

Lei Yuchun, o fundador da ANJLE, uma empresa líder de manutenção profissional pós-venda e autenticação de bens de luxo de segunda mão, disse: “A chave para a negociação de segunda mão é ser suficientemente profissional para ganhar confiança, que está principalmente relacionada à autenticidade. É por isso que nos concentramos em oferecer treinamento profissional e orientação para popularizar a autenticação de bens de luxo de segunda mão.”

Lançada em Hangzhou, província de Zhejiang, em 2008, a ANJLE havia concluído mais de 3,6 milhões de pedidos até setembro para empresas e clientes individuais.

Seus serviços incluem reciclagem, compra e revenda, autenticação inicial, manutenção, reparo, treinamento e autenticação final conduzida pela China Certification & Inspection (Group) Co.

Para resolver problemas com autenticação e precificação, no final do mês passado a ANJLE lançou o Leixiao’an, um sistema de serviço único online para bens de luxo de segunda mão, equipado com informações coletadas pela empresa voltadas para seus clientes de negócios.

“As perspectivas para o setor são brilhantes, por isso estamos interessados em padronizar o mercado introduzindo uma plataforma on-line abrangente para que as empresas tenham produtos autenticados e avaliados, recebam treinamentos relacionados e obtenham análises atualizadas sobre as tendências do mercado”, disse Lei.

Todos os bens recebidos pela ANJLE devem ser registrados no sistema da empresa, passando pela autenticação interna, avaliação de preços e gerenciamento de dados antes de serem elegíveis para revenda.

Primeira organização na China a lançar cursos de treinamento relacionados a artigos de luxo, a ANJLE introduziu seu primeiro curso desse tipo em 2014 sobre autenticação — contribuindo para a regulação dos padrões de preços no setor. Cerca de 10.000 pessoas concluíram os cursos de treinamento antes de entrar na indústria de luxo de segunda mão. A ANJLE também possui 27 lojas offline em todo o país, muitas delas franqueadas por ex-trainees.

ANJLEPara profissionalizar ainda mais a autenticação de materiais com alta tecnologia, a ANJLE está trabalhando com institutos de pesquisa equipados com laboratórios de testes. Também está buscando permissão do governo central para emitir certificados de trabalho autorizados em treinamento de autenticação.

Lei disse: “Estamos tentando oferecer assistência e orientação para os recém-chegados para melhorar a conscientização sobre riscos, o conhecimento profissional e a capacidade anti-risco em meio à crescente concorrência feroz.”

Ao contrário da ANJLE, que se concentrou em seu negócio especializado há muitos anos, a Youshe, uma plataforma online de leilões de artigos de luxo de segunda mão, fez ajustes nos últimos cinco anos para atender às mudanças nas demandas. Ele mudou seu foco de offline para autenticação on-line em 2017 e, em seguida, da autenticação para o comércio on-line em 2020.

Wang Tianchi, fundador da Youshe, a primeira plataforma de autenticação online para artigos de luxo na China, disse: “Notamos que, com a melhoria gradual e a escala das plataformas de comércio eletrônico, a autenticação deve se tornar uma ferramenta básica para plataformas de luxo de segunda mão. Por isso, gradualmente mudamos nosso foco para o comércio online com autenticação profissional e influência da marca.”

Você tem como alvo principalmente clientes individuais dispostos a que seus produtos sejam autenticados na plataforma, antes de serem vendidos diretamente aos compradores no sistema de leilões online pelo maior preço de lance. Como fonte primária de bens para indivíduos, a Youshe reduz diretamente o custo intermediário para os usuários em cerca de 30%.

Wang disse: “Para os consumidores, os preços de mercado não são transparentes, o que leva à redução da confiança dos comerciantes online. Se o mercado se tornar mais maduro e os consumidores se tornarem mais racionais, o desempenho dos custos e as garantias de serviços serão as principais preocupações no futuro.”

Você pretende ser orientado para a tecnologia, acumulando suas informações de negociação e um resumo dos preços de negociação no setor. Também quer fornecer aos usuários uma análise objetiva e genuína do mercado de negociação em tempo real e promover o estabelecimento de um sistema transparente de preços de negociação de mercado, acrescentou Wang.

“O desenvolvimento da indústria de luxo doméstica de segunda mão tem um longo caminho a percorrer para alcançar um alto nível em comparação com o mercado externo, por isso temos muito o que fazer e muitas oportunidades para explorar antes de termos um mercado maduro em cinco ou dez anos”, disse Wang.

Fonte: China Daily