Até agora, já foram concluídos 25 ensaios clínicos do coração artificial de levitação magnética desenvolvido pela China. Os ensaios foram realizados nos hospitais Fuwai e Xiehe, localizados em Beijing e Wuhan, respectivamente. Entre todos os testes, dois não tiveram sucesso. Porém, comparando com os ensaios clínicos semelhantes realizados nos EUA, o resultado foi positivo.
(Fonte: CCTV, Diário do Povo; Ilustração do coração artificial de levitação magnética)
Para os casos avançados de insuficiência cardíaca (também conhecida como ICC), o transplante de coração é o único tratamento eficaz. Entretanto, devido ao número extremamente limitado de doadores, o transplante não é um meio que pode beneficiar o público em geral. Desse modo, os cientistas têm trabalhado arduamente nas últimas décadas, a fim de aperfeiçoar os “corações artificiais”.
Em 2015, o menor coração artificial de levitação magnética foi desenvolvido com sucesso na China. Esse coração artificial pesa menos de 180 gramas, tem o tamanho de uma bola de ping pong, pesa o mesmo que um celular e ele é chamado de “coração chinês” pela comunidade médica.
(Fonte: CCTV, Diário do Povo; Ilustração do coração artificial de levitação magnética)
O coração artificial ajuda no bombeamento do sangue, quase equivalente a uma miniatura de bomba de alta potência. Ele é instalado na lateral do coração danificado e cria um novo “caminho” para circulação sanguínea, evitando a passagem de sangue pelo coração com incapacidade de bombeamento. O coração artificial é um dos dispositivos médicos mais complexos e sofisticados, cada inovação é um grande salto para os cientistas.
(Fonte: CCTV, Diário do Povo; Ilustração do coração artificial de levitação magnética)
A ICC é sintoma de uma doença cardíaca avançada, e é irreversível com o uso dos medicamentos. Na China, existem por volta de 15 milhões de pacientes de ICC, e de 1,3 milhão a 1,5 milhão estão em fase terminal. Embora o transplante de coração possa salvá-los, são disponíveis somente algumas centenas de doadores por ano. Desse modo, os corações artificiais trazem uma esperança para essas vidas.
Na manhã de 23 de fevereiro, às nove horas, houve uma videoconferência organizada pela Administração Nacional de Produtos Médicos (NMPA, sigla em inglês) da China. Entretanto, mesmo com a presença de várias especialistas, o problema sobre o registro do coração artificial de levitação magnética e a sua consequente implementação não foi resolvida. O coração artificial é um dispositivo extremamente complexo, e envolve grandes questões interdisciplinares, interindustriais e interinstitucionais, e as especialistas de diferentes áreas possuem também visões divergentes sobre a implementação dessa nova tecnologia e a sua comercialização.
(Fonte: CCTV, Diário do Povo; Ilustração do coração artificial de levitação magnética)
Fonte: Diário do Povo