Tecnologia

Entregador robô “Xiaomanlu”, da Alibaba, é amplamente utilizado em universidades, beneficiando mais de 300 mil universitários

Desde o seu lançamento, em setembro do ano passado, o entregador robô nomeado de “Xiaomanlu” foi amplamente utilizado em várias faculdades/universidades, comunidades e parques na China. Em Wuhan, na província de Hubei, o Xiaomanlu foi implementado em Central China Normal University (CCNU), China University of Geosciences (CUG, sigla em inglês),  e na Zhongnan University of Economics And Law (ZUEL, sigla em inglês).

Wang Gang, responsável do laboratório de direção autônoma do Damo Academy da Alibaba, disse que em março, o Xiaomanlu estará presente em 15 faculdades/universidades das 11 cidades, atendendo mais de 300 mil estudantes. No futuro, a estação de logística do campus também fornecerá aos professores e alunos mais serviços de entrega ao ponto exato.

Em 2021, três escolas, incluindo a Central China Normal University (CCNU, sigla em inglês), começaram a utilizar o robô de logística da Alibaba, “Xiaomanlu”, permitindo que o robô enviasse o pacote do cainiaoyizhan (empresa de logística vinculada à Alibaba Group) para o alojamento das faculdades/universidades.

Duas semanas após o início das aulas, o posto de correio (cainiaoyizhan) da Central China Normal University passou por uma onda de pico de entrega expressa, a estação do leste recebeu mais de 10 mil entregas expressas por dia, o que é 1.5 vezes ordinariamente a habitual. No momento mais movimentado, dois “Xiaomanlu” entraram à escola e dirigem os pacotes da estação para o alojamento, e dirigindo-os para os colegas que precisam de entrega ao alojamento.

A “Xiaomanlu” desenvolvido pelo Alibaba Damo Academy, integra as tecnologias mais avançadas de inteligência artificial e tecnologia de condução autônoma do Dama Academy, ela obtém uma inteligência cognitiva humanoide que é 7 vezes a velocidade de resposta de emergência de um cérebro humano.

O robô desloca-se pelo fluxo denso de pessoas e tráfego. Ao encontrar obstáculos, o Xiaomanlu toma a iniciativa de contorná-los e acende automaticamente o sinal de direção antes de fazer a curva; quando é deparado por um colega na frente, ele para e diz: “colega, eu estou trabalhando, com licença por favor”. E apesar de a universidade ter muitas ladeiras onduladas, ele também consegue dirigir com velocidade estável, como fosse uma superfície plana.

O engenheiro da Dama Academy disse que, para permitir que Xiaomanlu desbloqueie as condições da estrada mais complicadas, a equipe de pesquisa e desenvolvimento está atualizando suas habilidades de percepção e controle de decisão.

Wuhan é a cidade com o maior número de estudantes universitários na China e, em 2020, o número de universitários matriculados chegou a 1,399 milhão. Segundo dados divulgados pela China Association for Campus Management (CACM), o volume de encomendas expressas para faculdades/universidades na China é próximo a 3 bilhões em um ano, e Wuhan, que tem 84 faculdades/universidades, ocupa o primeiro lugar no número de entrega expressa, seguido por Chengdu, Nanjing, Zhengzhou e Chongqing.

 

 

Fonte: mydrivers.com