Nesta segunda-feira (31), a maior operadora de e-sports do mundo, a VSPN, apresentou um pedido de IPO à Bolsa de Valores de Hong Kong. Bank of America Merrill Lynch, China International Capital Corporation e Credit Suisse atuaram como patrocinadores conjuntos.
De acordo com o prospecto, a VSPN foi criada em maio de 2016, e o presidente e CEO da empresa é Dino Ying.
Os investidores da VSPN incluem Tencent, Tian Tu Capital, SIG e Kuaishou. Entre eles, Tencent é o maior acionista institucional da empresa, com 13,54%. Dino e seus cofundadores detêm 35,05% da empresa.
A VSPN atua no gerenciamento de eventos de e-sports e operação de vídeos de entretenimento como seus principais negócios, fornecendo serviços abrangentes de e-sports, como comercialização de e-sports, TVs e locais de competição.
Atualmente, as atividades da VSPN incluem jogos como King of Glory, PUBG, Arena of Valor, Free Fire, CrossFire, League of Legends, HearthStone, Clash Royale entre outros, totalizando 29 jogos competitivos, agindo na organização de eventos, produção de conteúdo de eventos e derivativos comerciais.
No final de setembro de 2021, a empresa expandiu seus negócios para mais de dez países e regiões no Sudeste Asiático, Américas e Europa, conquistando a liderança na China, Coréia do Sul, Sudeste Asiático e outros mercados.
Nos três primeiros trimestres de 2021, a VSPN registrou uma receita total de 1,3 bilhão de yuans, um aumento de 144% em relação aos 541 milhões de yuans no mesmo período de 2020.
No final de setembro de 2021, VPSN gerenciava um total de 5.589 talentos e streamers, ao mesmo tempo mantendo parceria com 18 clubes de e-sports conhecidos, como Team Liquid, T1, WE, QGhappy, 4AM além de outros clubes de primeira linha.
Fonte: IT Home; 21st Century Business Herald