Tecnologia

Maior Central Hidroelétrica do mundo em construção inicia oficialmente armazenamento da água na China

Recentemente, de acordo com as informações do site oficial da Companhia das Três Gargantas da China (CTG, sigla em inglês) nesta terça-feira, 6 de abril e com informações do Departamento de Construção do Projeto Baihetan do CTG, a Central Hidroelétrica de Baihetan, o maior projeto hidroelétrico do mundo em construção, iniciou oficialmente a armazenagem de água, e o primeiro lote de unidade colocada em operação para gerar eletricidade já está em capacidade plena.

Atualmente, 22 dos 31 trechos da barragem foram preenchidas até o topo, com as principais obras civis de engenharia sendo uma planta subterrânea e uma comporta para escoar água. Essas etapas já foram concluídas, para atender aos requisitos de armazenamento de água e geração de energia.

(Fonte: Companhia das Três Gargantas da China (CTG, sigla em inglês); A imagem refere-se a última comporta do fundo que será fechada.)

A Central Hidroelétrica de Baihetan está situada na fronteira do distrito de Ningnan, na província de Sichuan, e no distrito de Qiaojia, na província de Yunnan. A usina tem capacidade instalada de 16 milhões de quilowatts. Após a conclusão, essa será a segunda maior usina hidroelétrica do mundo. A Central Hidroelétrica de Baihetan realizará a sua primeira unidade colocada em operação para gerar eletricidade em julho de 2021, e prevê concluir toda essa etapa de operação em julho de 2022.

A comporta fechada de desvio da barragem é o nó chave para o armazenamento de água da área do reservatório.

(Fonte: Companhia das Três Gargantas da China (CTG, sigla em inglês); A imagem refere-se a última comporta do fundo que será fechada.)

“Atualmente, entre os 6 orifícios do fundo de desvio da barragem, os orifícios de fundo de desvio de 1 a 5 já foram fechados, e o nível da água começou a subir continuamente na área do reservatório”, disse Feng Bo, engenheiro do projeto de barragem do Departamento da construção. Ele disse ainda que “para garantir o fluxo necessário para o ambiente ecológico da área a jusante, o orifício de desvio do número 6 permanecerá aberto.”

A Central Hidroelétrica de Baihetan dispõe seis orifícios no fundo de desvio, que servem de passagem temporária de desvio após a fechamento da porta inferior do túnel de desvio. A altura da placa de fundo do orifício é de 630 metros, com um único orifício de fundo de 5,5 metros de largura, 12 metros de altura e cerca de 65 metros de comprimento. Entre eles, no sexto orifício é estabelecido uma comporta na jusante e no montante, enquanto o primeiro orifício ao quinto orifício só estabeleceu uma comporta no montante.

 

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: qq.com; Companhia das Três Gargantas