Recentemente, de acordo com as informações do site oficial da Companhia das Três Gargantas da China (CTG, sigla em inglês) nesta terça-feira, 6 de abril e com informações do Departamento de Construção do Projeto Baihetan do CTG, a Central Hidroelétrica de Baihetan, o maior projeto hidroelétrico do mundo em construção, iniciou oficialmente a armazenagem de água, e o primeiro lote de unidade colocada em operação para gerar eletricidade já está em capacidade plena.
Atualmente, 22 dos 31 trechos da barragem foram preenchidas até o topo, com as principais obras civis de engenharia sendo uma planta subterrânea e uma comporta para escoar água. Essas etapas já foram concluídas, para atender aos requisitos de armazenamento de água e geração de energia.
(Fonte: Companhia das Três Gargantas da China (CTG, sigla em inglês); A imagem refere-se a última comporta do fundo que será fechada.)
A Central Hidroelétrica de Baihetan está situada na fronteira do distrito de Ningnan, na província de Sichuan, e no distrito de Qiaojia, na província de Yunnan. A usina tem capacidade instalada de 16 milhões de quilowatts. Após a conclusão, essa será a segunda maior usina hidroelétrica do mundo. A Central Hidroelétrica de Baihetan realizará a sua primeira unidade colocada em operação para gerar eletricidade em julho de 2021, e prevê concluir toda essa etapa de operação em julho de 2022.
A comporta fechada de desvio da barragem é o nó chave para o armazenamento de água da área do reservatório.
(Fonte: Companhia das Três Gargantas da China (CTG, sigla em inglês); A imagem refere-se a última comporta do fundo que será fechada.)
“Atualmente, entre os 6 orifícios do fundo de desvio da barragem, os orifícios de fundo de desvio de 1 a 5 já foram fechados, e o nível da água começou a subir continuamente na área do reservatório”, disse Feng Bo, engenheiro do projeto de barragem do Departamento da construção. Ele disse ainda que “para garantir o fluxo necessário para o ambiente ecológico da área a jusante, o orifício de desvio do número 6 permanecerá aberto.”
A Central Hidroelétrica de Baihetan dispõe seis orifícios no fundo de desvio, que servem de passagem temporária de desvio após a fechamento da porta inferior do túnel de desvio. A altura da placa de fundo do orifício é de 630 metros, com um único orifício de fundo de 5,5 metros de largura, 12 metros de altura e cerca de 65 metros de comprimento. Entre eles, no sexto orifício é estabelecido uma comporta na jusante e no montante, enquanto o primeiro orifício ao quinto orifício só estabeleceu uma comporta no montante.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: qq.com; Companhia das Três Gargantas