Empreendedorismo

Livestreaming transfronteiriça impulsiona comércio exterior da China

China Comércio

O Ministério do Comércio da China (MOFCOM) informou que as importações e exportações transfronteiriças de comércio eletrônico do país atingiram RMB 2,38 trilhões (US$331,1 bilhões) em 2023, representando um aumento de 15,6% em relação ao ano anterior.

Dentre esses números, as exportações representaram RMB 1,83 trilhão, refletindo um aumento de 19,6% em relação ao ano anterior.

Os números refletem novos desenvolvimentos no comércio exterior da China. Dentre esses, as transmissões ao vivo de comércio eletrônico transfronteiriço surgiram como um meio crucial para as empresas de comércio exterior garantirem pedidos e expandirem seu alcance global.

Profissionais do setor acreditam que o desenvolvimento crescente de novas formas de comércio exterior é propício para o crescimento estável e de alta qualidade do comércio exterior da China.

“Durante dois meses, recebemos mais de 9.000 consultas sobre nossos produtos de compradores internacionais por meio de livestreaming”, disse Wu Xinhe, chefe de marketing da Maxevis, uma empresa na cidade de Shenzhen, na província de Guangdong, sul da China.

A Maxevis é especializada em produtos tecnológicos para crianças, incluindo garrafas de água inteligentes. A empresa atende principalmente clientes na Europa, América do Norte e América do Sul.

Durante o Festival da Primavera de 2023, a empresa optou por realizar livestreaming transfronteiriças no Alibaba.com. Cada transmissão atraiu em média mais de 1.000 espectadores, todos eles compradores profissionais. Ao aproveitar lives transfronteiriças centralizadas, a empresa de Wu adquiriu centenas de novos clientes e estabeleceu agentes em países como os EUA.

“Essa eficiência pelo menos dobrou em comparação com antes”, disse Wu.
Dados divulgados pelo MOFCOM no final de janeiro de 2024 mostraram que há 645.000 empresas em todo o país envolvidas em atividades de importação e exportação, sendo mais de 100.000 delas entidades de comércio eletrônico transfronteiriço.

Dados da Qichacha, uma plataforma líder que oferece serviços de consulta de informações de empresas, também revelam que há mais de 1,48 milhão de empresas relacionadas a transmissões ao vivo na China, e seu volume de registro tem mostrado consistentemente um crescimento positivo ao longo da última década.

Dados do Alibaba.com indicam que desde 2023, o número de compradores no exterior assistindo livestreaming transfronteiriças todos os dias aumentou 127% em relação ao ano anterior, resultando em um crescimento de 156% nas oportunidades de negócios para os comerciantes de comércio exterior.

Dados do site de compras chinês, Pinduoduo, mostraram que desde o lançamento do Temu, uma plataforma transfronteiriça, em setembro de 2022, a plataforma expandiu suas operações para mais de 40 países em cinco continentes.

Um relatório recente do jornal japonês Nikkei afirmou que a plataforma de comércio eletrônico chinesa Temu já havia acumulado mais de 15 milhões de usuários no Japão até janeiro deste ano. Em cerca de seis meses desde sua entrada no mercado japonês, o Temu superou mais da metade da base de usuários média dos três principais plataformas de comércio eletrônico do Japão.

A Agência de Notícias Yonhap da Coreia do Sul relatou dados recentes do departamento estatístico da Coreia do Sul, que mostraram um aumento de 121,2% no valor das importações de comércio eletrônico transfronteiriço da China para a Coreia do Sul em 2023 em relação ao ano anterior. Esta é a primeira vez que a China ultrapassa os Estados Unidos como principal fonte de importações de comércio eletrônico transfronteiriço para a Coreia do Sul.

Enquanto isso, plataformas de compras e redes sociais no exterior como Amazon, Walmart, YouTube, Facebook e Instagram estão explorando o potencial das transmissões ao vivo para impulsionar as vendas.

Um relatório recentemente divulgado pela Academia Nacional de Estratégia Econômica da Academia Chinesa de Ciências Sociais indica que as transmissões ao vivo se tornaram um meio de atrair clientes, tanto na China quanto no exterior.

“A popularidade das livestreams transfronteiriças na China pode ser atribuída à robusta cadeia de suprimentos do país, produtos de alta qualidade, rápida resposta às demandas do mercado e apelo aos consumidores. Essas vantagens são efetivamente demonstradas por meio das transmissões ao vivo transfronteiriças”, disse Pan Helin, co-diretor do Centro de Pesquisa em Economia Digital e Inovação Financeira da Escola de Negócios Internacionais da Universidade de Zhejiang.

Os avanços em inteligência artificial (IA) e recomendações algorítmicas estão trazendo mudanças para o comércio eletrônico transmitido ao vivo no comércio exterior, potencialmente impactando os métodos tradicionais.

“No passado, os apresentadores de transmissões ao vivo trabalhariam incansavelmente para vender produtos. No entanto, a introdução de apresentadores digitais simplificou o processo, exigindo apenas um membro da equipe para gerenciar as transmissões ao vivo. Isso não apenas reduz os custos de mão de obra, mas também permite transmissões ao vivo mais longas, abordando o problema de os apresentadores terem que ficar acordados até tarde”, explicou Wu.

Fonte: en.people.cn
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