O app de vídeos curtos chinês Kwai publicou sua receita referente ao primeiro semestre de 2021, nesta segunda-feira (24). O app obteve receita de 17,019 bilhões de yuans (US$ 2,65 bilhões), um aumento anual de 36,6%. A perda líquida ajustada foi de 4,918 bilhões de yuans (US$ 7,66 bilhões), em comparação com uma perda líquida de 4,344 bilhões de yuans (US$ 6,76 bilhões) no mesmo período de 2020.
Em termos de dados de usuários, o número médio de usuários diários ativos foi de 295 milhões de pessoas, em relação a 253 milhões no mesmo período do ano passado. O tempo médio de uso por usuário, por dia, aumentou de 85,2 minutos no ano passado para 99,3 minutos.
Além disso, a receita das ações de marketing digital cresceu 161,5% para 8,6 bilhões de yuans (US$ 1,33 bilhão) em relação ao ano anterior, representando pela primeira vez mais de 50,3% da receita total, ante 26,3% no mesmo período do ano passado. As ações de marketing digital refletem principalmente a receita de publicidade do Kwai. No primeiro trimestre, o número de anunciantes deste app foi mais do que o dobro do mesmo período em 2020.
A receita de live streaming do Kwai caiu 19,5% no primeiro trimestre do ano, para 7,3 bilhões de yuans (US$ 1,13 bilhão), e sua participação na receita total também caiu para 42,6%, contra 72,3% no ano passado. Segundo o relatório, a queda na receita da live streaming deve-se principalmente à redução da média de assinantes mensais.
No primeiro trimestre de 2021, o número médio de assinantes mensais pagos a live do app foi de 52,4 milhões, uma queda de 21,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, a receita média mensal dos usuários que recebem pela live streaming foi de 46,1 yuans (US$ 7,18), um aumento de 2,9% em comparação ao ano anterior.
A receita de outros serviços (incluindo o e-commerce) foi de 1,2 bilhões de yuans (US$ 186,92 milhões), com um aumento de 589,1% em relação ao ano anterior, representando 7,1% da receita total. Por outro lado, o volume de transações de comércio eletrônico do Kwai no primeiro trimestre atingiu 118,6 bilhões de yuans (US$ 18,47 bilhões), um aumento de 219, 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Devido à diminuição da receita do live streaming em relação à receita total, os custos de vendas também foram reduzidos em relação à receita total. Isso também contribuiu para um aumento de 64,1% na margem bruta para 7 bilhões de yuans
(US$ 1 bilhão) no primeiro trimestre do ano, em comparação com 4,3 bilhões de yuans (US$ 670,02 milhões) no mesmo período de 2020, e uma margem bruta de 34,2% para 41,1%.
No entanto, as despesas de vendas e marketing, gerais e administrativas, pesquisa e desenvolvimento da Kwai estão crescendo muito mais do que as receitas, o que se tornou a principal causa do aumento das perdas. Em particular, as despesas de vendas e marketing, que são o principal componente de gastos do Kwai, foram de 11,7 bilhões de yuans (US$ 1,82 bilhão) no primeiro trimestre de 2021, um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano passado, e sua participação na receita bruta aumentou para 68, 5%, contra 65% no mesmo período do ano passado.
As despesas gerais e administrativas aumentaram 128,2% em relação ao ano anterior para 700 milhões de yuans (US$ 109,04 milhões), o que representa um aumento de 2,5% para 4,1% das receitas totais; as despesas de pesquisa e desenvolvimento aumentaram 199,2% para 2,8 bilhões de yuans (US$ 146,31 milhões) em comparação com os 939 milhões de yuans (US$ 436,29 milhões), no mesmo período de 2020, o que representa um aumento de 7,5% para 16,5% das receitas totais.
Além disso, no seu relatório de resultados, o Kwai destacou o seu posicionamento nos mercados estrangeiros. No primeiro trimestre, o Kwai expandiu agressivamente para o exterior, com resultados encorajadores em diferentes produtos no exterior, como Kwai e SnackVideo.
Durante o período de referência, a média mensal de usuários ativos no mercado externo do Kwai foi superior a 100 milhões de usuários, tendo crescido novamente para mais de 150 milhões em abril de 2021. O Kwai afirma que as suas operações no exterior ainda estão em fase inicial de desenvolvimento, mas que, através de tais tentativas, está entusiasmada com o potencial do seu modelo de negócios para crescer ainda mais no mercado externo.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: 21st Century Business Herald