O centro de fabricação do Sul da China em Guangzhou planeja 1.722 projetos de investimentos em 2023 no valor de mais de 6,5 trilhões de yuans (US$ 945 bilhões), informou a CCTV da mídia estatal na quinta-feira (5).
Somente em 2023, 526,1 bilhões de yuans deverão ser investidos nos projetos que abrangem áreas como transporte, novos veículos de energia e biomedicina, informou o relatório.
A infraestrutura de Guangzhou faz eco aos apelos dos formuladores de políticas para estimular o crescimento econômico, que foi prejudicado não apenas por surtos de COVID-19 e restrições rígidas, mas por uma prolongada retração da propriedade e agora por uma perspectiva de exportação desbotada.
Para reavivar o crescimento, as autoridades planejam financiar grandes projetos de obras públicas. O Ministro das Finanças da China disse que o país vai acelerar a expansão fiscal de forma apropriada em 2023, impulsionando gastos e investimentos através de títulos especiais do governo local para estimular a economia.
Mais de 480 projetos de infraestrutura de transporte foram programados por Guangzhou, já que a cidade pretende desenvolver-se como um centro de transporte internacional, disse a CCTV.
Chen Xu, um funcionário da comissão de desenvolvimento e reforma de Guangzhou, disse que a cidade se esforça para completar cerca de 30% do investimento anual planejado até o final do primeiro trimestre, em uma tentativa de apoiar o crescimento, de acordo com o relatório da CCTV.
Guangzhou, que abriga quase 19 milhões de pessoas, sofreu os piores surtos de COVID-19 da cidade em novembro do ano passado. Analistas esperam que o surto de infecções por vírus possa continuar atingindo empresas e consumidores nos meses de inverno.
Fonte: 21st Century Business Herald