Cultura

Exercício se torna novo estilo de vida entre chineses e faz crescer mercado fitness

Fitness na China

Academias, aplicativos, atividades ao ar livre. Não importa como, os chineses estão se exercitando cada vez mais. Segundo a Administração Geral do Esporte da China, 67,5% das pessoas com idade acima de 7 de anos, se exercitaram ao menos uma vez por semana em 2022, um aumento de 18,5% em relação à taxa de 2014.

De acordo com a Daxue Consulting, o mercado de esportes e fitness na China cresceu de cerca de 500 academias em 2001 para aproximadamente 50.288 academias de ginástica até o final de 2020. O aumento nos exercícios, academias e clubes de fitness, segundo a consultoria, coincide com a crescente modalidade de lazer combinada com atividade física, o uso de aplicativos de fitness e o número de influenciadores de fitness.

Fitness na ChinaA popularização do mercado fitness da China acontece, em parte, devido ao surgimento de aplicativos de atividades físicas, que estão ao alcance de qualquer pessoa que tenha um celular. Nos aplicativos, as pessoas podem ter aulas variadas de ginástica, que podem ser realizadas em casa, sem a necessidade de aparelhos de academia. Isso faz com que pessoas que vivem em locais mais afastados dos grandes centros urbanos também tenham acesso ao conhecimento sobre atividades físicas.

Segundo o Daxue Consulting, o mercado da indústria de fitness na China atingiu US$ 55 bilhões (RMB 377 bilhões) em 2021. No ano passado, a China tinha uma população fitness de 70,29 milhões de frequentadores de academias, 5,02% de toda a população.

A consultoria aponta ainda que as academias físicas convencionais estão sendo gradualmente substituídas por academias com foco digital. No modelo de academia digital, a flexibilidade é um fator importante. As pessoas podem frequentar a academia e as aulas sempre que quiserem sem anuidade. Já as academias tradicionais exigem uma taxa fixa inicial, independentemente da frequência.

População fitness da China

A Daxue Consulting aponta que a tendência fitness ganhou popularidade por causa da internet, principalmente entre a geração mais jovem. Seguindo a tendência de saúde e bem-estar alinhados com o aumento da renda, influenciadores fitness estão surgindo e desempenhando um papel cada vez mais crucial em influenciar os millennials e a geração Z em direção a um estilo de vida saudável.