Tecnologia

Empresa de inteligência artificial, CloudWalk Technology, conclui IPO com alta de 56% no preço das ações

Depois de um pouco mais de 700 dias, a CloudWalk Technology finalmente entrou no STAR Market, a bolsa de valores de ciência e tecnologia de Xangai, similar ao Nasdaq. Na abertura de mercado desta sexta-feira (27/05), o preço das ações da CloudWalk subiu 56%, para 24 yuans por ação, com um valor de mercado de aproximadamente 16 bilhões de yuans.

CloudWalk, o unicórnio que entrou no STAR Market

A CloudWalk Technology nasceu em um laboratório da Academia Chinesa de Ciências. O fundador, Zhou Xi, é formado na Universidade de Ciência e Tecnologia da China e na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Em 2011, Zhou Xi voltou à Academia Chinesa de Ciências para montar uma equipe de inteligência artificial (IA) e, em 2015, fundou a CloudWalk Technology.

Envolvida em sistemas operacionais colaborativos entre homem e máquina e soluções de IA, a CloudWalk se concentra principalmente em serviços relacionados a finanças, organização, viagem e negócios. No ano passado, a empresa conseguiu passar do marco de 1 bilhão de yuans em valor de mercado.

Listagem da CloudWalk

A CloudWalk não possui acionistas estrangeiros, o que é uma característica importante para a distinguir de outras empresas líderes de inteligência artificial. A empresa recebeu anteriormente 11 rodadas de investimento, incluindo o apoio do governo municipal de Guangzhou.

Como uma das 4 empresas de inteligência artificial chamadas “AI Four Dragons”, CloudWalk é uma das primeiras empresas de visão computacional a começar a listar no STAR Market em agosto de 2020. No entanto, o IPO da CloudWalk tem mais de 700 dias, e foi temporariamente suspenso em março de 2021.

Nesta listagem, CloudWalk emitiu 112,43 milhões de ações a um preço inicial de 15,37 yuans, com um capital social total de 740,67 milhões ações após a emissão. No fim, a mais jovem do “AI Four Dragons” teve um aumento de mais de 50% nas ações assim que o mercado abriu.

Com isso, a CloudWalk Technology finalmente conseguiu um IPO em 7 anos de criação da empresa, avançando para um novo estágio de desenvolvimento mais maduro.

“Nós realmente queremos mudar o mundo”, disse Zhou Xi, presidente e gerente geral da CloudWalk, na cerimônia de listagem nesta manhã. “A IA de hoje não é apenas uma Black Tech, é nosso sonho para o futuro e é também a nossa determinação de mudar o mundo.”

A história do fundador

Zhou Xi nasceu na cidade de Neijiang, província de Sichuan, em 1981. Depois de se formar na Universidade de Ciência e Tecnologia da China de 1999 a 2006, ele foi para os EUA para estudar sob a tutela do professor Thomas S. Huang, o “Pai da Visão Computacional”, que só aceitava apenas três alunos em todo o mundo.

Depois de estudar por vários anos, Zhou Xi venceu a competição mundial de inteligência artificial 6 vezes, publicou mais de 60 artigos nas principais conferências e publicações internacionais, e visitou instituições como IBM e Microsoft.

No verão de 2011, a visita de Yuan Jiagu, diretor do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Inteligente Verde da Academia Chinesa de Ciências, levou Zhou Xi a mudar o caminho original da exploração da inteligência artificial, convidando-o a desenvolver a tecnologia na Academia.

Zhou Xi então retornou à China e fundou a primeira equipe de IA da Academia Chinesa de Ciências. É com essa base que Zhou Xi fundou a CloudWalk Technology em 2015.

 

Fonte: IT Home