Tecnologia

Cientistas chineses descobrem fatores-chave para o anti-envelhecimento

A revista internacional, Cell Stem Cell, líder no campo das células-tronco, publicou nesta terça-feira (24), os resultados de uma pesquisa que demonstra ter encontrado o fator-chave em sangue jovem capaz de reverter parcialmente o envelhecimento. Os resultados são trabalho de cinco anos de pesquisa do Instituto de Pesquisa Animal da Academia Chinesa de Ciências da Liu Guanghui, Qu Jing e Zhang Weiqi do Instituto de Genômica de Pequim na Academia Chinesa das Ciências. Foram analisadas mais de 21 mil células individuais.

Desde 2000, revistas internacionais, como nature, têm divulgado estudos sobre sangue de camundongos jovens promovendo o rejuvenescimento de alguns tecidos e órgãos de camundongos idosos, gerando um grande debate. Estes estudos sobre o sangue jovem para reverter o envelhecimento não confirmam o fenômeno do “fator jovem” e “rejuvenescimento” a partir do nível do mecanismo sistêmico.

Como o primeiro autor do artigo, Ma Shuai, pesquisador do Instituto de Pesquisa Animal da Academia Chinesa de Ciências e da Academia de Células-tronco e Medicina Regenerativa de Pequim, disse a um repórter do Keji Ribao em 26 de maio: “a maioria dos estudos anteriores relacionados só mostrou o fenômeno, revelando o mecanismo essencial não foi suficientemente profundo”.

Encontrar o “fator jovem” é como procurar uma agulha num palheiro. A equipe de pesquisa decidiu começar “tijolo a tijolo” e fazer todo o “diagrama de rastreabilidade”. Para este estudo, os pesquisadores criaram três ratos “alosimbióticos”. “Operamos 2 ratos diferentes e juntamos os seus corpos em série para formar 3 combinações, chamadas ‘jovem com jovem’, ‘jovem com idoso’ e ‘idoso com idoso’”.

“Após cinco semanas de reprodução de jovens com idosos, indivíduos já sob a influência de sangue entre si, nós, respectivamente, a partir de seu corpo, encontramos 7 tipos de células, tecidos e órgãos na comparação de dois outros grupos de comparação, análise sintática e aprofundada”, informou o Wang Si, pesquisador do Hospital de Xuanwu.

“Células jovens e células velhas na ‘comunidade heterozigótica’ se ‘cruzarão’, e se não forem etiquetadas com antecedência, você não poderá dizer se é de um rato jovem ou de um rato velho quando você tira uma amostra”. disse Wang Si.

Para analisar mais rigorosamente as razões para o rejuvenescimento dos ratos mais velhos, a equipe de pesquisa previu a genotipagem para tornar a teoria da origem das células sejam mais claras.

“Análises bioinformáticas complexas também nos permitiram descobrir várias moléculas efeito-chave e caminhos de sinalização que medeiam a senescência das células-tronco jovens e o rejuvenescimento das células-tronco senescentes”, disse Ma.

O resultado mais valioso da pesquisa foi a descoberta, pela primeira vez, de 2 fatores específicos para a promoção da juventude. “Isso nos sugere que o processamento de células-tronco hematopoiéticas com os fatores encontrados pode ajudar a ‘rejuvenescer’ as células-tronco hematopoiéticas e, em seguida, retardar o envelhecimento do sistema hematopoiético e até mesmo todo o organismo”, explica Zhang.

O impacto mais profundo deste trabalho é que os recursos de dados obtidos serão incorporados no “Aging Atlas”, uma iniciativa de estudiosos chineses. O professor Yue Rui, vice-reitor associada da Escola de Ciências da Vida e Tecnologia da Universidade de Tongji, disse que este trabalho empolgante fornece um recurso valioso de dados unicelulares para o estudo dos mecanismos de rejuvenescimento, ao mesmo tempo em que fornece uma série de potenciais novos alvos que podem intervir e retardar o envelhecimento do organismo.

Os dados mostram que o Banco de Dados do Mapa do Envelhecimento recebeu 140 mil visualizações por páginas de pesquisadores em 76 países nos dois anos desde sua criação. Dados de estudos relevantes dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e outros estão sendo incorporados na base de dados.

“Esperamos utilizar grandes análises orientadas por dados para descobrir mais mecanismos relacionados ao envelhecimento e fornecer suporte teórico para uma maior intervenção no envelhecimento”, disse Zhang.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Diário do Povo; The Paper