Tecnologia Economia

Empresa chinesa cria robô que bate recorde de velocidade de caminhada de 4,15m/s

De acordo com relatos da mídia chinesa, a empresa de tecnologia Nanjing Weilan, anunciou recentemente a quinta geração de cão-robô Alpha. Atualmente, ele ainda está em fase de teste e a velocidade máxima de caminhada desse cão-robô pode chegar a 4,15m/s. Segundo os dados publicados pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a velocidade do novo cão-robô supera a do recordista mundial, MIT mini Cheetah, que possui velocidade máxima de 3,7m/s. 

O cão-robô Alpha possui várias funcionalidades. Além de ser usado em indústrias, serve também como cão de guarda, cão-guia, e é capaz de receber delivery. A empresa Nanjing Weilan já está se preparando para lançar uma versão mais em conta para o público em geral.

(Ilustração do cão-robô Alpha. Fonte: ifeng.com)

O cão-robô apresentou ótimos resultados nos testes de inclinação, equilíbrio e eficiência, ele movimenta facilmente em cenários com escadas e obstáculos. A Nanjing Weilan pretende lançar a versão mais em conta para ser usado como animal de estimação no futuro.

O cão-robô mais popular foi desenvolvido pela empresa Boston Dynamics, e já foi utilizado em hospitais, locais de crime, testes de foguete, entre outros. Mas desde o ano passado, quando os cães-robôs começaram a ser vendidos por US$75.000,00, eles tornaram-se em um novo tipo de animal de estimação. 

Alguns tempos atrás, um vídeo de uma mulher passeando com um cão-robô na praia da Flórida (EUA) causou grande repercussão. A moradora da cidade levava o companheiro para passear, e várias pessoas perseguia a mulher e o cão-robô e tiravam fotos da curiosa caminhada com seus celulares. 

(Ilustração da mulher passeando com cão-robô na praia da Flórida. Fonte: ifeng.com)

Fonte: ifeng.com