A China é um dos países que mais avança em aeronáutica no mundo. Em 2021, foi o país que realizou o maior número de lançamentos espaciais: 55 no total. Dentre eles, a família de foguetes Long March realizou 48 voos em 2021, atingindo o recorde “+40” lançamentos para a órbita pela primeira vez em um ano.
Os foguetes Longa Marcha são os principais foguetes de lançamento espacial da China, realizando diversas conquistas e lançando satélites ao espaço.
O nome “Long March” é inspirado na Grande Marcha de 1934, a retirada do Exército Vermelho para fugir da perseguição do exército de Koumintang, percorrendo uma distância de cerca de 12.500 quilômetros.
Entre muitos Longa Marcha lançados, estão:
Long March-5B
A China lançou com sucesso um novo foguete de teste de grande porte, o Longa Marcha-5B, no dia 6 de maio de 2020. Esse foi primeiro voo da versão experimental da nave espacial tripulada de nova geração da China e uma cápsula de retorno de carga.
O lançamento é mais um da série de empreitadas dos chineses no espaço. Segundo a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, na sigla em inglês), esse é o terceiro passo do programa espacial tripulado da China, que é a construção e operação de uma estação espacial tripulada permanente.
De acordo com Wang Xiaojun, diretor da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), o Long March-5B será usado para o lançamento dos módulos da estação espacial e ajudará a expandir as atividades aeroespaciais da China.
Long March-6
Às 11:20 do dia 27 de abril de 2021, horário de Pequim, o Long March-6 foi lançado ao espaço no Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, transportando 9 satélites consigo.
Os 9 satélites tem 3 satélites principais, sendo elas Qilu-1, Qilu-4 e Foshan-1, em órbita pré-programada. A missão também transportou o lançamento do satélite, incluindo a Zhongan Guotong-1 (HS-1), Apocalypse-09, Origin Space NEO-1, Taijing-2-01, Golden Bauhinia-1, Lingque-1 D02.
Long March-7A
No dia 29 de dezembro de 2021, a China enviou com sucesso uma nova geração de foguete do Long March-7 com um par de satélites de teste de Shiyan-12 para uma órbita de transferência geoestacionária (GTO, sigla em inglês) no Centro de Lançamento Espacial de Wenchang.
Esta foi a 402ª missão de voo da série de foguetes transportadores Long March.
A Long March-7A é uma nova geração de veículos de lançamento em órbita alta de médio porte, de três estágios e carregados por líquido (mistura de querosene e oxigênio líquido no núcleo e um estágio adicional de hidrogênio e oxigênio líquido “hydrolox”).