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Comerciantes chineses dominam plataforma Wish de E-commerce

Conhecida pelos chineses como a versão estadunidense do“Pinduoduo”, a plataforma Wish tem seus vendedores principalmente da China. Atualmente, são aproximadamente 500 mil vendedores chineses atuando na plataforma. De acordo com a estimativa da Marketplace Pulse, 94% dos comerciantes da Wish são da China, enquanto os 6% restantes são dos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Índia.

A Wish é uma plataforma focada em mercadorias de alto custo-benefício. No início dos seus negócios, dependeu da vantagem de preço da cadeia de suprimentos chinesa e ainda hoje a maioria dos comerciantes do site são da China. A concentração dos vendedores chineses traz variados incertezas à plataforma como o câmbio, logística e ambiente de comércio exterior.

Alguns investidores estão preocupados com a excessiva dependência da Wish em relação ao mercado chinês. Em resposta, em seu prospecto, a Wish afirma: “Nossa plataforma está inicialmente focada na expansão dos comerciantes da China devido à sua capacidade de vender produtos de qualidade a preços competitivos. Nos últimos 10 anos, a China tem sido o maior exportador de mercadorias do mundo”.

Representantes da Wish mostram que já estão tomando medidas para impulsionar a diversidade dos comerciantes. No ano passado, sua plataforma agregou mais comerciantes da América do Norte, Europa e América Latina. Desde 2019, o número de comerciantes americanos aumentou em 268%.

A porcentagem de vendedores chineses nas plataformas da Amazon e do Walmart também está aumentando, mas ambas as empresas não dependem tanto dos comerciantes chineses quanto a Wish que trazem grandes riscos devido a concentração de comerciantes.

Um exemplo para ilustrar o risco dessa concentração é a queda de 8% da receita anual da plataforma Wish no primeiro trimestre, devido pandemia que causou interrupções na produção e fornecimento de mercadorias. No segundo trimestre, os negócios da Wish recuperaram, crescendo 67%. No terceiro trimestre, o crescimento desacelerou para 33% devido as interrupções na rede logística global.

Anteriormente, o mercado privado avaliou o valor de mercado da Wish em US$ 11,2 bilhões. A Wish era capaz de garantir preços mais baixos justamente porque a maioria de suas mercadorias é proveniente da China.

 

A Wish

Fundada em 2010, Wish é uma plataforma de comércio online, e se destaca pela oferta de itens baratos que vão desde utensílios domésticos e roupas até eletrônicos e brinquedos. Em comparação com a Amazon, o público-alvo da Wish são compradores de todas as classes socioeconômicas que podem não ter condições de pagar o preço anual de $119 de uma conta Prime da Amazon.

 

IPO da Wish

A empresa-mãe da Wish, “ContextLogic”, atualizou seu prospecto para o IPO em 7 de dezembro, precificando sua Oferta Pública Inicial entre US$ 22 e US$ 24, levantando um máximo de US$ 1,27 bilhão. Em 20 de novembro, a Wish protocolou um prospecto na Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos Estados Unidos, planejando se listar em Nasdaq sob o símbolo WISH.

A Wish está usando uma estrutura de ações A/B com 46 milhões de ações de Classe A. Cada ação de Classe A corresponde a um direito de voto e cada ação de Classe B corresponde a vinte direitos de voto, com ações de Classe B representando 82% do total dos direitos de voto. Além disso, os subscritores têm a opção de comprar 6,9 milhões de ações adicionais. Considerando o preço de US$24, o máximo que a IPO pode arrecadar é de US$ 1,27 bilhão.

De acordo com os relatórios financeiros da Wish, ela teve uma receita no total de US$ 1,75 bilhão até o mês de setembro deste ano. Isso representa um aumento de 32%, comparado com o valor total de US$ 1,33 bilhão no mesmo período do ano passado. Todavia, entre 2018 e 2019, a receita cresceu apenas 10%.

 

Fonte: caixin.com; jrj.com; Sohu Finance