Economia

Governo local na China distribuirá para cidadãos moeda virtual equivalente a 16 milhões de reais

A cidade de Suzhou iniciou em 5 dezembro uma campanha de consumo utilizando o envelope vermelho digital para a distribuição do Reminbi (RMB) digital, e o benefício será designado para o consumo no festival de compras de “Double Twelve”. O governo de Suzhou relatou que será distribuído aleatoriamente aos indivíduos elegíveis, 20 milhões de cédulas em Reminbi digital (equivalente a 16 milhões de reais). A campanha tem como objetivo aprofundar o teste piloto do RMB digital da China.

A campanha delimita uma cota de 100.000 participantes, com cada envelope vermelho valendo 200 yuans (aproximadamente R$156,00). Os participantes serão orientados a usar os envelopes vermelhos para gastar em estabelecimentos comerciais designados durante o período da campanha.

As autoridades informaram que a cidade pretende estabelecer quase 10.000 comerciantes habilitados para receber as cédulas de Reminbi digital como forma de pagamento, cobrindo categorias como shopping centers, supermercados, varejo diário, consumo de alimentos e bebidas, e serviços de vida, para alcançar a cobertura das principais lojas de regiões centrais.

Os envelopes vermelhos em cédulas de Reminbi digital não podem ser usados para transferências ou resgate em contas bancárias pessoais. Só podem ser usados em estabelecimentos comerciais designados dentro do período de validade. Quando o cidadão beneficiário usa RMB digital para fazer uma compra, o sistema deduzirá primeiramente o valor do envelope vermelho e, em caso de falta, será compensada por outros métodos de pagamento.

Os envelopes vermelhos serão válidos de 20:00, de 11 de dezembro de 2020 até as 24:00 do dia 27 de dezembro de 2020. Passando da validade, o envelope vermelho será recolhido pelo sistema.

A 21st Century Business Herald (CBH) entrevistou vários residentes de Suzhou. Cerca da metade dos entrevistados realizaram o registro para receber envelopes vermelhos, mas relataram que tinham bastante receio do novo sistema de pagamento, como por exemplo, a falta de conhecimento do RMB digital, preocupações com os potenciais riscos de segurança, questionamentos da utilidade do RMB digital já que existem a Alipay e Wechat que são comumente conhecidos, entre outras preocupações.

Entretanto, a outra metade do grupo relatou que já solicitou o registro e estão bastante empolgados com o RMB digital.

Vários residentes de Suzhou que se inscreveram disseram aos repórteres que estão ansiosos para usar o RMB digital e querem experimentar a novidade para ver a diferença com o Alipay e WeChat. A distribuição de envelopes vermelhos digitais incentiva as pessoas a usar e entender o RMB digital, ao mesmo tempo, aumentando o consumo.

É importante notar que este é apenas um teste piloto do desenvolvimento do RMB digital, e não significa que o RMB digital esteja oficialmente aberto ao público.

O escopo e a escala da campanha de Suzhou desta vez é muito maior que o teste piloto feito em outubro em Shenzhen, na qual, foi lançado um total de 10 milhões de yuans para cerca de 50.000 residentes, com quase 2 milhões de residentes de Shenzhen solicitando os envelopes vermelhos de RMB digitais e somente 3% foram selecionados (aleatoriamente) para participar da campanha em Shenzhen.

 

Imagem meramente ilustrativo, não representa o sistema operacional do RMB digital

Fonte: 21 caijing