Economia

Cidades mais “ricas” da China: Pequim, Xangai e Shenzhen no topo

O saldo de diversos depósitos de instituições financeiras urbanas, também conhecidos como “fundos totais”, reflete a capacidade de uma cidade absorver recursos. Então, como a quantidade total de capital nas principais cidades mudou em 2021? 

Ao classificar as 20 cidades com maior quantidade de capital no final de 2021, o 21st Business Herald descobriu que as 10 principais cidades com acúmulo de capital são Pequim, Xangai, Shenzhen, Guangzhou, Hangzhou, Chengdu, Chongqing, Nanjing, Suzhou e Tianjin. Entre essas cidades, as três primeiras ultrapassaram 10 trilhões de yuans, e o depósito domiciliar per capita em Pequim chegou a 222.700 yuans. As cidades nas posições 11 a 20 são Wuhan, Xi’an, Ningbo, Zhengzhou, Changsha, Jinan, Qingdao, Wuxi, Hefei e Fuzhou. 

Pequim, Xangai e Shenzhen lideram a classificação das cidades com maior quantidade de capital, com mais de 11 trilhões de yuans, além de serem os três principais centros financeiros da China. As três cidades têm mercados de fatores nacionais e sistemas de negociação, como bolsas de valores, bem como sedes de grandes instituições financeiras, incluindo bancos, títulos, seguros, fundos e agências fiduciárias.  

 

Por que cidades do Delta do Rio Yangtze estão crescendo tão rápido? 

Em termos de taxa de crescimento, entre as 20 principais cidades, 10 têm uma taxa de 10% ou mais, e entre essas cidades, sete estão na região do Delta do Rio Yangtze.  

A taxa de crescimento de Ningbo chega a 13,5%, ocupando o primeiro lugar entre as 20 cidades. Xangai e Hangzhou tiveram uma taxa maior que 12%, enquanto Nanjing atingiu a marca do 11%, e por último Wuxi, Hefei e Suzhou chegaram a 10% na taxa de crescimento. 

A taxa de crescimento do PIB das principais cidades do Delta do Rio Yangtze em 2021 foi muito proeminente. Incluindo Hangzhou, Wuxi, Hefei, Nantong, Suzhou, Changzhou e outras cidades da região, a taxa média de crescimento de dois anos atingiu ou ultrapassou 6%. 

Nos últimos anos, a integração do Delta do Rio Yangtze foi se aprofundando, enquanto a divisão de trabalho e colaboração entre as cidades da região foram reforçadas, além de várias otimizações na infraestrutura de equipamentos como ferrovia de alta velocidade. Fatores como capital, tecnologia e talentos se reuniram ainda mais no cluster de cidades do Delta do Rio Yangtze. 

 

Fonte: Zaker