Economia

Chinesa XPeng quer lucro operacional positivo até 2025

XPeng

A montadora chinesa XPeng (NYSE: XPEV) tem como objetivo ver o lucro operacional tornar-se positivo até 2025, disse o timoneiro da empresa chinesa de veículos elétricos, em uma reunião interna.

A XPeng realizou recentemente uma reunião anual na qual o presidente e CEO da empresa, He Xiaopeng, revelou o objetivo. As informações são do relatório de 36kr de propriedade da mídia Auto Time.

Em comparação, a equipe de administração da XPeng, a NIO (NYSE: NIO) local, mencionou anteriormente um objetivo de ver seu principal negócio quebrar mesmo no quarto trimestre de 2023.

Até 2025, a XPeng terá uma margem bruta consolidada mínima de 17% e um investimento anual em P&D no nível 10 bilhões de yuans, disse aos funcionários sobre a estratégia da empresa a médio e longo prazo.

A XPeng tem como objetivo ver vendas de 1,2 milhão até 2027 e atingir cerca de 30% de participação no mercado de veículos totalmente autônomos.

Nos próximos cinco anos, a XPeng construirá a competitividade do produto com foco no cliente, de acordo com o Sr. He.

A empresa lançará dois modelos para mercados internacionais em 2023 e um terceiro modelo para mercados internacionais em 2024, de acordo com a Auto Time.

Ele acredita que os retardatários da indústria, assim como outros concorrentes, terão desafios significativos de custos em 2023 e 2024, e alguns fabricantes podem cair.

Ele prevê que as vendas anuais de veículos de energia nova (NEVs) na China poderão chegar a 15 milhões de unidades em 2027, com uma participação de todas as vendas de veículos novos, ou penetração, atingindo cerca de 70%.

Para o ano inteiro de 2022, as vendas no varejo de veículos de passageiros de energia nova na China foram de 5,67 milhões de unidades, 90% a mais do que no ano anterior, de acordo com dados divulgados no início deste mês pela Associação de Carros de Passageiro da China (CPCA, sigla em inglês)

As vendas a varejo de todos os veículos de passageiros na China em 2022 somaram 20,54 milhões de unidades, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior. Isto representa uma taxa de penetração de 27,6% de veículos de passageiros de energia nova na China em 2022.

Além das metas acima, ele também mencionou na reunião de hoje que a nova fábrica da empresa em Guangzhou está totalmente construída, de acordo com a Auto Time.

O desempenho da XPeng em 2022 foi fraco, especialmente no segundo semestre do ano, quando as entregas caíram a pique até dezembro, quando estava de volta acima de 10.000 unidades.

Fonte: The Paper