A China conquistou sua segunda medalha de ouro na natação nos Jogos de Paris ao vencer a final do revezamento 4x100m medley masculino neste domingo.
O quarteto chinês composto por Xu Jiayu, Qin Haiyang, Sun Jiajun e Pan Zhanle completou a prova em três minutos e 27.46 segundos, mais de meio segundo à frente da equipe dos Estados Unidos formada por Ryan Murphy, Nic Fink, Caeleb Dressel e Hunter Armstrong, que marcou 3:28.01.
A França, com Yohann Ndoye-Brouard, Leon Marchand, Maxime Grousset e Florent Manadou, levou o bronze com um tempo de 3:28.38, ficando 0.92 segundos atrás da China.
O resultado quebrou a sequência de 10 medalhas de ouro consecutivas dos Estados Unidos neste evento, que vinha desde os Jogos de Los Angeles em 1984.
Foi a segunda medalha de ouro de Pan em Paris, somando-se ao seu triunfo nos 100m livre.
“Isso é mágico para mim”, disse Pan, que comemorou seu 20º aniversário neste domingo. “Formamos uma boa equipe e conseguimos um ótimo resultado.”
O tempo de Pan de 45.92 representa um dos splits mais rápidos da história nos 100m livre, enquanto Qin também registrou um impressionante 57.98 para superar o herói francês Leon Marchand na perna de peito.
Xu, que nadou a abertura de costas em 52.37, não escondeu sua alegria ao adicionar a medalha de ouro às suas duas pratas em Paris.
“Esta jornada nos Jogos Olímpicos é incrível para mim. Estou muito satisfeito”, disse o atleta de 28 anos.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Diário do Povo