Um trem subterrâneo que alcançará velocidades de mais de 160 quilômetros por hora foi transportado para um depósito no distrito de Nansha, em Guangzhou, capital da província de Guangdong, no domingo. Será o primeiro comboio subterrâneo a viajar a 160 km/h a ser colocado em serviço na área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau.
O trem, fabricado pela CRRC Zhuzhou Locomotive, com sede em Zhuzhou, província de Hunan, foi entregue quando o depósito ficou pronto para receber os trens.
O trem vai operar inicialmente entre Nansha e o centro de Guangzhou após a conclusão de alguns meses de testes de segurança. E será o primeiro a operar nas linhas 18 e 22 da cidade. A previsão é que as linhas entrem em operação em junho.
A área da baía inclui nove cidades no Delta do Rio das Pérolas, em Guangdong, além de Hong Kong e Macau.
O trem rápido subterrâneo ajudará a reduzir o tempo de viagem entre a Zona Franca Piloto de Nansha, na foz do Rio das Pérolas, e o distrito comercial central de Guangzhou.
Também desempenhará um papel na promoção da construção econômica do distrito de Nansha, o local de uma das três zonas piloto de livre comércio de Guangdong. Os outros são Qianhai, na zona econômica especial de Shenzhen, que faz fronteira com Hong Kong, e Hengqin, na zona económica especial de Zhuhai, que fica ao lado de Macau.
Fonte: China Daily