A KPMG e a AliResearch, parceira de pesquisa do Alibaba, publicaram recentemente o relatório “E-commerce Livestreaming para um mercado de trilhões”, prevendo que a escala de mercado do livestreaming de e-commerce chegará a 1,05 trilhão de yuans (R$ 87 bilhões) em 2020, com um crescimento massivo de 438,8 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 364 bilhões) no último ano. O relatório também prevê que a taxa de inserção de livestreaming para e-commerce no mercado de comércio social aumentará para 8,6%.
A transmissão ao vivo de comércio eletrônico deve continuar a crescer rapidamente, com uma escala de quase 2 trilhões de yuans e uma taxa de inserção atingindo 14,3% em 2021, de acordo com o relatório. Conforme analisado pela KPMG e AliResearch, as vendas de livestreaming não só aumentam o consumo doméstico como renovam a economia tradicional, criam novas formas de emprego e diminui a pobreza rural por meio de 1,4 milhão de livestreams de empresas rurais exercento atividades de e-commerce.
Conforme mostrado nos dados publicados pelo Ministério do Comércio da China, mais de 10 milhões de transmissões ao vivo com intuito vendas online foram realizadas em todo o país com quase 50 bilhões de telespectadores, representando um rápido crescimento desde que se tornou popular em 2016. Com a expansão da indústria de livestreaming, um número crescente de organizações de serviços de rede multicanal (MCN) nasceu para competir por transmissões ao vivo e tráfego influentes.
As agências MCN também estão preocupadas com as formas estreitas de monetização do tráfego, que na maioria dos casos é comissão de publicidade. Com o festival de compras double eleven em andamento, as principais transmissões ao vivo chinesas, incluindo a do Austin Li e da Viya, listaram as informações de desconto (como cupons ou links) em suas contas do Weibo, bem como em suas plataformas de transmissão ao vivo no Taobao.
Fonte: Pandaily