Empreendedorismo Economia

China lança fundos de investimento de infraestrutura para reaquecer economia

Desde que os primeiros nove fundos de investimento imobiliário de infraestrutura (REITs) públicos foram apresentados em junho de 2021. Até o momento, um total de 12 foram listados, envolvendo parques industriais, logística de armazenamento, rodovias e outras infraestruturas, com uma escala de captação de recursos de 45,8 bilhões de yuans.

“Os REITs públicos de infraestrutura inovaram o acesso ao financiamento, os canais de financiamento, resolvendo o problema de ‘onde obter o dinheiro para o investimento em infraestrutura’ e fornecendo uma fonte sustentável de financiamento para o investimento em infraestrutura.” Deng Haiqing, economista chefe do fundo Air China, disse que muitos ativos foram depositados no setor de infraestrutura da China, para fornecer uma fonte de financiamento incremental, desempenhar o duplo papel da revitalização de estoque e promoção incremental.

Em março deste ano, a Comissão Reguladora de Valores da China (CSRC, sigla em inglês) afirmou que está trabalhando em conjunto com os ministérios relevantes, e está avançando mais profundamente no projeto de infraestrutura REITs e melhorando o mecanismo institucional. Em abril, as bolsas de valores de Shanghai e Shenzhen abriram uma consulta de opinião sobre as diretrizes para novos projetos de aquisição de investimentos públicos de infraestrutura. Em maio, a reunião executiva do Conselho de Estado propôs revitalizar a infraestrutura e outros ativos através da emissão de fundos fiduciários de investimento imobiliário e outros meios.

A indústria acredita que, com o apoio da política, espera-se que os REITs públicos criem um mercado de investimento de capital e desempenhem um papel mais importante na ajuda ao desenvolvimento de infraestrutura e na expansão de investimentos efetivos. Segundo a China AMC, o mecanismo de expansão pode ajudar a melhorar a construção institucional do mercado público de REITs da China, acelerar a promoção de ativos de infraestrutura de ações de alta qualidade no mercado de capitais, o tamanho e a atratividade dos produtos públicos de REITs.

A China possui atualmente um grande estoque de ativos de infraestrutura de alta qualidade e o mercado espera que, com a promoção de REITs de aluguel garantido como uma oportunidade, os futuros ativos de infraestrutura, tais como instalações de conservação de água, centros de dados e outros ativos de infraestrutura que ainda não estão cobertos devem acelerar a declaração de estabelecimento de produtos REITs.

“Estes ativos de infraestrutura estão relacionados com a subsistência do país, operação e gestão razoáveis podem gerar bons benefícios sociais, através de REITs e outros meios financeiros para alcançar a emissão orientada ao mercado, podem efetivamente recuperar a entrada inicial e, em seguida, a construção de novos projetos de infraestrutura, para melhorar a eficiência do uso de fundos.” O departamento de pesquisa da CITIC Securities disse.

Participação ativa das instituições financeiras

Sichuan propôs 11 iniciativas para promover o desenvolvimento saudável da infraestrutura REITs; Jiangsu incentiva a exploração inovadora em áreas mais amplas; Xangai propôs promover a mais projetos de infraestrutura de estoque elegível projetos de aluguel de casas de aluguel garantidas e outros REITs para realizar projetos piloto. Apoiar os fundos de estoque vivo para novos projetos.

Em geral, a infraestrutura de REITs da China ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, e o mecanismo de mercado precisa ser melhorado ainda mais. “Atualmente, os requisitos domésticos para projetos de ativos subjacentes ainda são relativamente rigorosos e não há muitos projetos de alta qualidade no mercado que atendam aos requisitos.

Ao mesmo tempo, o sistema de política tributária de infraestrutura de REITs ainda não está maduro para ser construído e os incentivos fiscais não são suficientemente claros. Além disso, os REITs públicos têm certas limitações em termos de investidores e gerentes operacionais, a participação do investidor público não é alta, e a liquidez do produto precisa ser melhorada”. O economista-chefe do departamento de pesquisa do fundo de Zhaoshang, disse Li Zhan.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Diário do Povo