A China exibiu pela primeira vez nesta quinta-feira (10) um motor turbofan com um bocal de controle de vetor de propulsão 2D no Airshow China 2022, realizado em Zhuhai, província de Guangdong, no sul da China. Segundo especialistas, tal motor poderia proporcionar às aeronaves, particularmente aos caças, uma maior capacidade de manobra e furtividade, e reflete o rápido desenvolvimento do setor de motores aéreos da China em geral.
Cinco variantes dos motores turbofan da série Taihang estão em exibição no show aéreo. A empresa estatal Aero Engine Corp da China (AECC) disse que o motor Taihang continuará investindo em melhoria e atualizações, e seu desempenho, confiabilidade, segurança, capacidade de furto, extração de energia, adaptabilidade ambiental, resistência e vetorização de propulsão. Espera-se que isto aumente de forma abrangente a capacidade de sobrevivência e de combate da aeronave, e que tenha realizado o suporte independente completo de motores desenvolvidos domesticamente.
Os cinco motores Taihang são utilizados em diferentes aeronaves, de acordo com a AECC. Um dos cinco motores Taihang em exposição tem um bocal de controle de vetorização de impulso 2D, o que atraiu a atenção dos visitantes.
O controle do vetor de propulsão pode melhorar muito a manobrabilidade de uma aeronave, geralmente um jato de caça, fornecendo propulsão diretamente para uma direção desejada, além de utilizar aerodinâmica, e isto dará à aeronave muitas vantagens táticas em combate, disse Wei Dongxu, um especialista militar chinês, a mídia local, na Airshow China.
Um motor aeronáutico com um bocal de controle de vetor de propulsão é mecânica e estruturalmente mais complexo do que um motor sem um, isto significa que o controle de vetor de propulsão geralmente causa um certo nível de perda de propulsão. Um bico 2D pode perder ainda mais empuxo do que um bico 3D. O desenvolvimento da China de um motor turbofan com um bico de controle de vetorização de empuxo 2D significa que o motor tem potência suficiente para controlar a perda de algum empuxo, disse Wei.
Um bico 2D geralmente tem melhor capacidade de radar e infravermelho furtivo do que um bico 3D, e isso faz do bico 2D uma opção geralmente melhor, se o próprio motor puder fornecer potência suficiente, disse Fu Qianshao, um especialista chinês em aviação militar.
Li Gang, o piloto do primeiro voo do caça J-20, disse em entrevista à mídia em 2021 que gostaria de ver o J-20 ser atualizado com motores com bocais vetoriais de impulso 2D.
No Airshow China 2018, um demonstrador de controle vetorial de impulso J-10B equipado com um motor com bocal de controle vetorial de impulso 3D forneceu um desempenho de voo. Um motor com um bico de controle de vetor de empuxo 3D também foi exibido este ano como uma das cinco variantes do Taihang.
AECC também exibiu pela primeira vez o AEF1300, um motor turbofan com alto empuxo, alta taxa de desvio e baixo consumo de combustível. Espera-se que ele atenda às exigências das grandes aeronaves da China.
Como os drones estão chegando para desempenhar papéis importantes em guerras modernas, a AECC também colocou em exibição um tipo de motor turbo jato de baixo custo. Há a possibilidade de que conflitos bélicos futuros possam exigir aviões de alta velocidade e aviões-alvo, e o custo de produção deste motor é inferior a 100.000 yuans.
Fonte: The Paper