Os novos celulares da série P40 da Huawei terão uma tecnologia capaz de trazer de volta à vida artes milenares e personagens chineses através da Realidade Aumentada (Augmented Reality, AR, em inglês). A empresa chinesa se juntou à Dunhuang Academy para lançar a Dunhuang Super Perception Image, que “ressuscitou” um dos murais mais simbólicos da civilização Dunhuang.
A série Huawei P40 agora contém a tecnologia de realidade virtual Huawei Hetu Technology, cujo nome deriva dos dois antigos e misteriosos diagramas chineses “Hetu, Luoshu”. Dizem que Hetu contém mistérios sem fim, mas agora parece ser a cristalização da sabedoria dos povos antigos, demostrando a visão deles de construir um mundo baseado em uma lógica matemática.
A tecnologia Hetu integrou os recursos de detecção super sensível dos smartphones para coletar dados com alta precisão e usou chips NPU, CPUs e GPU desenvolvidos pela própria Huawei. Os chips obtém alta precisão em computação espacial, suportando mapas 3D a nível de centímetro, reconhecimento 3D por inteligência artificial e a fusão do mundo real e virtual.
O primeiro aplicativo da Hetu Technology, o “Huawei AR Map”, foi lançado para a recém-lançada série Huawei P40, liderando a abertura de uma nova experiência do mundo digital na era 5G para o público. Com a tecnologia, os limites entre o mundo virtual digital e o mundo real foram eliminados, com o mundo real se tornando um painel para exibição de informações, sendo várias informações sobrepostas e exibidas em tempo real no ambiente em que o usuário está.
Através das Dunhuang Super Perception Images, as pessoas podem não apenas ver as verdadeiras Grutas de Mogao, mas também os cervos de nove cores e até mesmo os Apsaras voadores. Com a ajuda dos mapas Huawei AR os usuários recebem orientações em 3D em tempo real e interpretação de cenas nos telefones celulares da série Huawei P40. Por exemplo, haverão pétalas flutuantes marcando o caminho a seguir e os visitantes podem até usar a função de câmera AR para tirar fotos com elas.
Nomes e informações detalhadas das cavernas aparecerão no mapa de AR e haverá até a possibilidade de usuários participarem de atividades virtuais, interagindo com elas e engrandecendo a experiência do passeio.
A Huawei Hetu Technology nos mostra que os cervos de nove cores agora podem aparecer em qualquer lugar do mundo, assim como as Apsaras voadoras e outras antigas artes chinesas, permitindo que qualquer pessoa possa os observar de perto, assim vivenciando profundamente o charme milenar das grutas de Mogao.
Cidade de Dunhuang
Localizada na província de Gansu, na China, a cidade de Dunhuang é um oásis na encruzilhada religiosa e cultural da antiga Rota da Seda, famosa por suas cavernas Dunhuang Mogao e seus murais. As Grutas de Mogao, também conhecidas como Mil Grutas de Buda ou Cavernas dos Mil Budas, são alguns dos mais famosos sítios arqueológicos de esculturas budistas da China, compondo um sistema de 500 templos. Com mais de 50.000 metros quadrados de murais, eles são considerados um tesouro raro na história da arte mundial.
Fonte: Phoenix New Media; China Daily