Tecnologia

Baidu começa a testar publicamente carro autônomo do modelo Apollo Moon

Nesta quinta-feira (28), a gigante chinesa de mecanismos de busca Baidu realizou a abertura do seu evento “Apollo Day”, em Beijing. Durante a abertura do evento, foram revelados ao público os três modelos cooperativos: Apollo Moon, Polar Fox e a versão empresarial de condução em nuvem 5G da Baidu.

De acordo com Wang Yunpeng, vice-presidente da Baidu e gerente-geral do Departamento de Tecnologia de Condução Autônoma, atualmente, os veículos autônomos da Apollo passaram da quarta geração com um único modelo para a quinta geração com três modelos diferentes. São eles: a versão de Polar Fox Apollo Moon, versão Weltmeister e a versão Aion V, podendo fornecer mais opções para usuários do “Carrot Run” (aplicativo construído para reservar vagas de experiência para o carro autônomo da Baidu).

A quilometragem de teste de estrada segura do piloto automático aumentou de 6 milhões de quilômetros para 18 milhões de quilômetros. Além disso, a direção baseada em nuvem 5G também se expandiu de um único cenário de alívio remoto para permitir os três principais cenários de pouso de “serviços de viagens compartilhadas, cenários de operação especiais e serviços de cidades inteligentes”.

Fonte: IThome. A imagem refere-se aos três modelos novos exibidos durante o evento.

Além disso, no dia do evento ao vivo em Shougang, as mídias conseguiram chamar um carro autônomo da Apollo Moon através do aplicativo “Carrot Run” e testar todas as funções que um carro necessita, como: aceleração, desaceleração, detectar os passageiros, não estacionar no lugar proibido, detectar a velocidade dos outros carros, etc.

Chen Zhuo, Diretor do Departamento de Infraestrutura de Condução Autônoma da Baidu, lançou a versão empresarial de condução em nuvem Apollo 5G. De acordo com relatos, o “Cloud Drive” 5G da Baidu tem as vantagens de “alta segurança, eficiência rápida, grande escala e vários cenários”. Ele pode lidar com diferentes falhas ou níveis de risco com segurança e eficiência, respondendo a cenas complexas em estradas reais.

Atualmente, a condução baseada em nuvem 5G foi comercializada, e esses “N” veículos autônomos podem ser equipados com um cockpit, reduzindo os custos operacionais.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome