O gigante tecnológico chinês Baidu informou, nesta terça-feira (7), que completará em março testes internos de um projeto ao estilo ChatGPT, chamado “Ernie Bot”. Entretanto, se o ritmo de desenvolvimento da Microsoft e do Google aumentar, os testes internos poderão ser antecipados.
Em setembro do ano passado, o CEO da Baidu, Robin Li, declarou que o desenvolvimento da inteligência artificial tem “mudanças substanciais no nível técnico e de aplicação comercial”. Suspeita-se de que a Baidustar iniciou a pesquisa de Ernie Bot naquela época.
O Baidu possui atualmente tecnologias relacionadas ao ChatGPT. O Baidu tem um layout de pilha completa na arquitetura de quatro níveis de inteligência artificial, incluindo chips, estruturas de aprendizado profundo, modelos grandes e aplicações de busca.
O Baidu está profundamente envolvido no campo da inteligência artificial por décadas. A empresa possui o Wenxin, um modelo pré-treinado em larga escala para a compreensão e geração da linguagem natural, e tem a capacidade de profunda compreensão semântica e geração entre modos e linguagens.
O ChatGPT, lançado pela OpenAI em novembro do ano passado, é uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada pela tecnologia de inteligência artificial.
Ele pode falar aprendendo e compreendendo a linguagem humana, interagir de acordo com o contexto do bate-papo, comunicar-se como seres humanos e até mesmo completar tarefas como escrever e-mails, roteiros de vídeo, copywriting, tradução e código.
Em 2 de fevereiro, a OpenAI lançou um plano piloto de assinatura chamado ChatGPT Plus, que estará disponível por US$ 20 por mês.
Fonte: Forbes China