Empreendedorismo Tecnologia

Carro sem volante é a nova aposta da chinesa Baidu

Baidu Apollo Go

Matéria publicada originalmente no dia 25 de julho de 2022

A empresa chinesa de tecnologia Baidu apresentou nesta quinta-feira (21) a sexta geração do veículo autônomo de produção em massa Apollo RT6, conferência de tecnologia “Baidu World 2022”. O Apollo RT6 tem custo de 250 mil yuans (US$37.031,55), e um dos detalhes mais interessantes é o volante removível.

Baidu: Conceito “auto robot”

No ano passado, na conferência de “Baidu World 2022”, a empresa anunciou o conceito de carro “auto robot”. O Apollo RT6 foi lançado como um veículo autônomo sem a capacidade de configuração de volante e pedais. O Apollo tem uma capacidade de condução autônoma de última geração (L4). Ele suporta funções de condução autônoma de alto nível com maior alcance, escala e segurança em condições de estradas urbanas complexas da China.

De acordo com o relatório, baseado em um avanço significativo na tecnologia de condução autônoma, o Apollo RT6 foi reduzido a 1/10 do custo da indústria, para apenas 250 mil yuans. Segundo o planejamento, o Apollo RT6 será o primeiro a se juntar à sua frota de táxis autônomos na China, a Apollo Go em 2023, com dezenas de milhares de unidades a serem implantadas em todo o país. Com base na redução do custo dos carros não tripulados, Baidu calculou que seria 50% mais barato pegar um carro não tripulado no futuro do que pegar um táxi agora.

O que é Apollo Go

Apollo Go é uma plataforma de serviços de mobilidade autônoma lançada pela Baidu no ano passado, e oferece mais de 1 milhão de passeios em 10 cidades chinesas. Além disso, é a maior empresa de serviços de mobilidade autônoma do mundo, conforme revelado na conferência.

Li Yan Hong, fundador, presidente e CEO da Baidu, afirma que o transporte inteligente baseado na sinergia entre o carro e a estrada pode melhorar a eficiência da passagem em 15%-30% e impulsionar o crescimento absoluto do PIB de 2,4%-4,8% ao ano. Com o desenvolvimento do transporte inteligente, em menos de quatro anos, as cidades de primeira linha da China não sofrerão mais de “limite de compras” e “rodízio”.

Em abril deste ano, a empresa recebeu licenças para implantar Robotaxi sem motorista em estradas abertas em Beijing.

Fonte: China News