Tecnologia

Asteroide descoberto pela China passará próximo à Terra em fevereiro

(Imagem meramente ilustrativa)

Recentemente, o Observatório Astronômico Zijinshang da Academia de Ciências da China reportou a descoberta de um asteroide que está se dirigindo para a Terra. Espera-se que o asteroide, 2022 AA, catalogado pelo Minor Planet Center, sobrevoe a Terra em 4 de fevereiro.

Zhao Haibin, pesquisador do Observatório Astronômico Zijinshang, disse que o asteroide descoberto por volta das 21h33 (horário de Beijing) do dia 1, é um corpo celeste do Asteroide Apolo, que tem órbitas localizadas perto da Terra. Ele tem cerca de 43 metros de diâmetro, equivalente a metade de um campo de futebol do tamanho padrão. Sua distância mínima de encontro orbital com a terra é de cerca de 341 mil km, ou seja, menor que a distância entre a Terra e a Lua. Vários observatórios de outros países, como por exemplo, EUA, Chile, também estão rastreando.

Segundo as regras de designação de asteroides da Minor Center Planet, a sintaxe “2022″ representa o ano que foi descoberto, o primeiro “A” significa que foi achado na primeira quinzena de janeiro, e o segundo “A” indica que é o primeiro asteroide descoberto durante aquele período.

“De acordo com as medições, o 2022 AA passará a 2,55 milhões de quilômetros de distância do planeta Terra, sem sinais de perigo à Terra”, afirmou Zhao.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Diário do Povo