Pequenos eletrodomésticos “famosinhos”, como irrigadores dentários e air fryers, se tornaram os novos queridinhos nos carrinhos de compras durante o Festival da Primavera. Já celulares, smartwatches e óculos de realidade virtual são os presentes para os mais velhos. Tudo isso ao mesmo tempo em que reservas para turismo na neve durante o Festival da Primavera dispararam.
Neste Ano do Tigre, jovens da geração Z, nascidos entre 1995 e 2009, tornaram-se a nova principal força de consumo. Os outros tipos de consumidores inevitavelmente estão sendo afetados por essa nova onda no mercado consumidor.
O surgimento de consumidores da “geração Z” é algo inseparável da tendência geral de modernização do consumo na China. Atualmente, com a mudança das necessidades de “ter ou não” para “bom ou ruim”, o espaço de demanda de consumo multinível e diversificado da China foi ainda mais aberta, com consumidores de diferentes idades e preferências.
Os consumidores da “geração Z” têm pensamento de vanguarda, conceitos abertos, como novas tendências e curiosidade, e têm desejos de consumo mais fortes que seus antecessores. Para eles, o consumo não é apenas para atender às necessidades do cotidiano, mas também para uma personalização; o consumo também depende de outros detalhes, como aparência, qualidade e tecnologia.
As estatísticas mostram que na China tem cerca de 260 milhões de pessoas dessa geração. Com uma base populacional tão grande, o consumo potencial está além da imaginação. Em um relatório divulgado por um site de compras, mostra que em 2021, a proporção de consumo para melhorar a qualidade de vida ultrapassou 60%.
O poder de consumo da “geração Z” representa o lado mais dinâmico e diversificado do mercado consumidor da China, mostrando o amplo espaço e forte impulso da economia chinesa. Com o tempo, essa geração certamente trará mais surpresas para a sociedade chinesa.
Fonte: Diário do Povo