Economia

Como os investidores podem se adaptar ao novo acordo de mercado financeiro da China?

Após um período de transição de mais de três anos, a Orientação sobre Regulamentação do Negócio de Gestão de Ativos das Instituições Financeiras (doravante designada por novo regulamento sobre a gestão de capitais) foi oficialmente implementada neste ano.  Isto significa que os produtos financeiros que garantem o lucro e o capital estão se saindo do mercado, e os produtos de patrimônio líquido se tornarão o tema principal da indústria de gestão de ativos, e os investidores terão mais opções e taxas de retorno.

Segundo os dados de relatório divulgados pela ​​China Banking Wealth Management Registration System (WeMax, sigla em inglês), o número de investidores com produtos financeiros (contando apenas os produtos financeiros emitidos após 1 de outubro de 2018) no final de setembro do ano passado ascendeu a 71.257.100, dos quais os investidores individuais atingiram 70.968.400, o que representa até 99,59%.

Antes da publicação da nova regulamentação sobre gestão de capitais, muitos dos produtos de gestão de riqueza do banco chinês eram produtos de renda esperada (protegidos por capital), que se caracterizavam pelo fato de que, independentemente de os investimentos do banco serem ou não lucrativos, os produtos pagariam retornos aos investidores no vencimento à taxa de retorno prometida quando comprassem os produtos. Sob os novos regulamentos de gestão de capital, os produtos financeiros com patrimônio líquido não têm mais uma taxa fixa de retorno e os investidores suportam parte do risco e são responsáveis por seus próprios lucros e perdas.

Antes da publicação da nova regulamentação sobre gestão de capitais, muitos dos bancos locais eram produtos de receita prevista, que se caracterizavam pelo fato de que, independentemente de os investimentos do banco serem ou não lucrativos, os produtos pagariam retornos aos investidores no vencimento à taxa de retorno prometida quando comprassem os produtos. Sob os novos regulamentos de gestão de capitais, os produtos financeiros com patrimônio líquido não têm mais uma taxa fixa de retorno e os investidores suportam parte do risco e são responsáveis por seus próprios lucros e perdas.

Yuan Jiwei, um pesquisador em gestão de capital, disse aos repórteres que os investidores precisam entender melhor as características dos produtos financeiros e comprar produtos que correspondam ao seu apetite de risco.

Quanto às mudanças futuras no mercado financeiro, o pesquisador da PY Standard, Chen Xue Hua, acredita que os investidores que compram produtos financeiros bancários têm relativamente baixo apetite por risco em comparação com os compradores de outros produtos financeiros. Portanto, espera-se que os produtos de baixa renda de risco sejam mais favorecidos pelos investidores, ao mesmo tempo, os produtos da categoria “liquidação +” devido ao investimento de uma parte dos ativos em produtos de equidade para engrossar os ganhos do produto, portanto, com risco controlado, esses produtos serão mais populares em comparação com os produtos de liquidação pura. Além disso, os produtos inovadores também serão procurados pelos investidores.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: Diário do Povo