Empreendedorismo

Ações da Lenovo atingem novo recorde; empresa investe em oportunidades de IA

Lenovo

Em 27 de maio, as ações do Lenovo Group subiram 8,86%, fechando a HK$ 12,04 por ação, atingindo um novo recorde nos últimos anos. Durante o pregão, as ações da Lenovo ainda atingiram um pico de HK$ 12,26 por ação. Na semana passada, após a Lenovo Group anunciar os resultados anuais do ano fiscal 23/24 e do quarto trimestre, o presidente e CEO do Lenovo Group, Yang Yuanqing, disse que “o período mais difícil da indústria de TI já passou” e afirmou, em carta aos stakeholders da cadeia de suprimentos, que a inteligência artificial trouxe oportunidades de desenvolvimento sem precedentes para a indústria.

A Lenovo propôs anteriormente “All for AI” (Tudo para IA), que se refere não apenas à oportunidade de produtos na IA, mas também à aplicação de tecnologias de IA na operação da cadeia de suprimentos.

Xu He, diretor-chefe de transformação global da cadeia de suprimentos do Lenovo Group e CEO da LESHINES, disse ao portal chinês Yicai que a IA pode melhorar a eficiência operacional da cadeia de suprimentos e que a inteligência artificial também entrará nos processos de produção e distribuição no futuro.

Oportunidades trazidas pela IA, ao mesmo tempo, a cadeia de suprimentos também enfrenta flutuações. Na produção, a falta de processadores de IA anteriormente afetou as remessas de alguns fabricantes. Na operação da cadeia de suprimentos, ainda existem alguns desafios para que a IA seja implementada com sucesso na operação da cadeia de suprimentos.

Implantação da IA na cadeia de suprimentos

“A oportunidade da IA deve ser infinita, (as empresas) não podem ser lentas, primeiro devemos utilizar bem a IA, tornar-nos a empresa mais inteligente, prever melhor a demanda, alinhar a oferta e demanda, tornando a produção mais eficiente, a inspeção de qualidade e o transporte mais eficiente. Isso é o que temos de fazer, depois de concluído, podemos servir as empresas de manufatura”, disse Yang Yuanqing à imprensa, incluindo o Yicai, na conferência de mídia. A flexibilidade da cadeia de suprimentos é uma das razões para a inovação sustentável da Lenovo, quando tem mais ofertas, vende mais, a conexão ascendente e descendente está relacionada à previsão inteligente da demanda.

A cadeia de suprimentos global da Lenovo abrange as áreas de PC, servidores e telefones celulares, com mais de 4.000 fornecedores principais e de terceiro e quarto níveis combinados, e mais de 30 bases de fabricação globalmente. Na recente conferência global de fornecedores do Lenovo Group, Du Zhemin, vice-presidente sênior e diretor de operações do grupo Lenovo, apresentou que antes desse boom da IA, o Lenovo Group já havia integrado a IA em suas operações globais de cadeia de suprimentos, e a torre de controle inteligente da cadeia de suprimentos global impulsionada pela IA (SCI) pode reduzir o tempo de tomada de decisão em quase 60%.

“O Grupo Lenovo trouxe os 400 fornecedores mais importantes para a plataforma digital de colaboração, realizando resumo, compartilhamento e refino de informações por meio de APIs (interfaces de programação), análise de big data e tecnologia de mineração de dados de IA, reduzindo as flutuações e os efeitos de cauda da vaca na gestão da cadeia de suprimentos,” disse Xu He.

Fonte: yicai.com
Imagem principal: Li Bo/Xinhua