Nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, as ações da Zhenhua Heavy Industries caíram 3,31% para RMB 3,21 por ação, e as ações da Sany Heavy Industry caíram 1,28% para RMB 13,89 por ação. Segundo notícias, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teria assinado em 21 de fevereiro uma ordem executiva que concede à Guarda Costeira dos Estados Unidos maior poder para supervisionar a segurança cibernética nos portos. Isso inclui um plano para substituir todos os guindastes portuários fabricados na China por guindastes fabricados no Japão nos portos dos Estados Unidos.
Segundo o portal Yicai, um funcionário da Zhenhua Heavy Industries informou que a empresa está acompanhando de perto o desenvolvimento da situação e que sua subsidiária nos Estados Unidos ainda está verificando se a notícia sobre a decisão do presidente norte-americano é verdadeira. Segundo o relatório anual de 2023 da empresa, a participação dos negócios da Zhenhua Heavy Industries nos Estados Unidos representa menos de 10% do total de seus negócios.
Há relatos de que essa ação do governo Biden faz parte de um esforço para fortalecer a segurança cibernética nos portos, e a Guarda Costeira dos Estados Unidos emitiu uma diretriz de segurança que exige que todos os guindastes estrangeiros atendam a certos padrões de segurança cibernética.
Esta será a primeira vez em 30 anos que os Estados Unidos produzirão guindastes internamente. Atualmente, cerca de 80% dos guindastes utilizados nos portos dos Estados Unidos são fabricados na China e utilizam sistemas de software chineses. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que nos próximos cinco anos serão alocados US$ 20 bilhões para a produção de guindastes pela subsidiária americana da Mitsui, do Japão, para substituir os produtos chineses.
A Zhenhua Heavy Industries é uma empresa líder na fabricação de equipamentos pesados, e o maior guindaste flutuante de 12.000 toneladas do mundo foi construído em sua base na Ilha Changxing. A empresa possui 26 navios de transporte de guindaste de 60.000 a 100.000 toneladas. Seus equipamentos portuários são exportados para mais de 300 portos em todo o mundo, representando mais de 80% do mercado internacional e ocupando o primeiro lugar no mundo por 18 anos consecutivos.
Atualmente, a participação de mercado da Zhenhua Heavy Industries em guindastes de pórtico excede 50%. Em 2022, a empresa possuía 3.801 guindastes de pórtico, representando 70% do mercado, muito mais do que outras empresas como Haixi Heavy Industry e Sany Heavy Industry.
Fonte: yicai.com
Imagem principal: Wu Changwei/ Xinhua