Tecnologia

Vídeo de bicicleta autônoma viraliza na China

Recentemente, um criador de conteúdo chamado Zhi Hui Jun, publicou na rede social BiliBili, um novo vídeo do seu projeto XUAN (eXtremely Unnatural Auto-Navigation). Ele desenvolveu do zero uma bicicleta autônoma. O projeto levou cerca de 4 meses para ficar pronto, basicamente ocupando apenas finais de semana.

O nível e sofisticação do projeto é tão alto que viralizou na internet. O vídeo obteve mais de 1,5 milhão de visualizações em poucos dias, e ficou tão popular, que até mesmo o proprietário da plataforma BiliBili, Chen Rui, comentou dizendo que ele redefiniu o conceito de bicicleta.

A bicicleta base escolhida foi uma bicicleta fixa (Fixed Gear). Uma das características desta bicicleta é sua estrutura simples e a ausência de freios. Dessa forma, o autor fez primeiro um modelo CAD da bicicleta no computador, e uma vez feito o trabalho de modelagem, é obtida uma bicicleta virtual. Depois disso, todo o trabalho de modificação pôde ser feito no computador.

No vídeo foram apresentadas a direção autônoma da bicicleta

Ao tirar o pé de apoio, a bicicleta fica de pé e estável

Ela fica de pé mesmo adicionando um pacote em um lado da bicicleta.

A bicicleta pode realizar até mesmo posições acrobáticas difíceis.

A bicicleta pode andar por conta própria e fazer curvas.

É uma bicicleta que pode evitar obstáculos e pegar a estrada.

O projeto foi criado em três grandes etapas:

1) Modificação de Hardwares: como uma bicicleta é um sistema com motor fraco, a primeira coisa a fazer é deixá-la levantada e depois correr. Esta etapa envolverá um conjunto complexo de sistemas de controle automático.

2) Inteligência: afinal de contas, para ser autônomo, o elemento “humano” tem que ser eliminado. Portanto, este passo é equipar uma rede sensorial e um chip de computação com potência computacional suficiente para ser o cérebro da bicicleta.

3) Software e algoritmos: o passo final é desenvolver e implementar um conjunto de algoritmos de percepção e controle baseados no hardware mencionado acima, que é chamado de “injetar a alma”.

Link do vídeo

https://www.bilibili.com/video/BV1fV411x72a

Fonte: 36Kr; QbitAI